Os jogos de PlayStation não deve chegar nesta geração ao Xbox e o motivo é muito simples, segundo Shawn Layden: a plataforma Sony lidera o mercado e não tem necessidade de trazer seus exclusivos para um ecossistema muito mais contido como o da Microsoft.
“Não entendo por que eles fariam isso”, disse Layden em uma entrevista sobre a possibilidade de títulos originais da Sony chegarem ao Xbox. “O PlayStation tem sido o líder de quase todas as gerações em que esteve. As pessoas falam sobre como o Xbox 360 era um grande concorrente do PS3, e foi assim por um tempo: eles chegaram lá cedo e construíram uma grande base instalada”.
“No entanto, o PlayStation acabou alcançando-os na América e no Reino Unido. O Xbox 360 deixou sua marca internacionalmente, mas o PlayStation é o líder global como plataforma em 170 países diferentes. A Microsoft nunca poderia aspirar a um mercado com as proporções daquele do PlayStation.”
A Sony não acreditava muito no PlayStation e colocar a marca no console não foi fácil, disse Shawn Layden, mas ao longo dos anos essa marca cresceu exponencialmente e os usuários se preocupam muito com ela.
“A questão é: o PlayStation, com seu enorme mercado e dinâmica atual, deveria fazer versões de seus jogos que podem rodar em uma plataforma concorrente com uma base instalada significativamente menor? Sinceramente, não sei se o jogo vale o dinheiro.” , Layen disse.
“As vendas extras que eles conseguem compensar compensariam o impacto na marca e o descontentamento dos usuários? A base de fãs da Sony geralmente fica irritada quando um exclusivo do PlayStation chega ao PC, mesmo com dezoito meses de atraso (…), então imagine o que seria acontece quando você traz esses mesmos títulos originais para o Xbox.”