domingo, julho 7, 2024
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Os carros elétricos vão ficar mais caros no Brasil em breve

Até o fim do ano passado, carros eletrificados (híbridos e elétricos) não pagavam imposto de importação. Tudo mudou em 2024. Desde janeiro, o governo federal optou por voltar a cobrar o tributo gradualmente. O próximo reajuste acontece a partir de julho.

A medida chegou para incentivar a venda de veículos produzidos no Brasil, mas pode pesar mais no bolso dos compradores.

Por que os carros elétricos devem subir de preço?

  • O tributo passa de 10% para 18% para carros elétricos importados.
  • Atualmente, nenhum empresa produz EVs no Brasil — apenas a BYD confirmou planos de fabricação em solo nacional — ou seja, é quase certo que o custo extra será repassado para o consumidor.
  • No caso dos híbridos leve e plug-in, o imposto sobe ainda mais: de 12% para 25% e de 12% para 20%, respectivamente.
  • Vale mencionar que em julho de 2025 a alíquota terá um novo reajuste para 25%, no caso dos elétricos.
  • A última mudança está prevista para julho de 2026, quanto a cobrança chegará a 35% para todos os eletrificados importados.
Híbridos populares como o Haval H6 também podem ficar mais caros com novo reajuste na tributação. Imagem: Divulgação/GWM

A BYD seguiu praticando os mesmo preços vistos em meados de 2023 até aqui. A montadora chinesa ainda não repassou o salto na tributação para os compradores, mas o mesmo não pode ser garantido a partir de julho.

Quem reservar ou comprar um carro elétrico (ou híbrido) em junho, pode ter a última chance de gastar menos.

BYD Dolphin Mini
A BYD ainda não repassou os gastos extras com importação para o consumidor. (Imagem: Divulgação/BYD)

Vale mencionar que, ainda assim, o Brasil aparece em posição de destaque como principal destino de exportação de carros elétricos e híbridos da China.

Mais carros feitos no Brasil

A volta no imposto também gerou um movimento de marcas interessadas em produzir automóveis híbridos e elétricos no Brasil, uma maneira de fugir da tributação de importação.

BYD fábrica
Fábrica da BYD em Changzhou, na China. (Imagem: Divulgação/BYD)

As chinesas BYD e GWM, por exemplo, já estão perto de iniciar a fabricação de eletrificados (híbridos flex) em solo nacional, talvez ainda em 2024. É esperado que mais empresas acompanhem a tendência nos próximos anos.

Via Olhar Digital

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