Gosta de jogos de plataforma 3D? Realmente, os jogos da geração 32 e 64 bits fizeram história com seus títulos de plataforma em 3D, apresentando personagens icônicos explorando ambientes vastos e coloridos.
No entanto, há também jogos de plataforma recentes que buscam capturar a essência dos clássicos da sexta geração, trazendo uma onda de nostalgia para os fãs desse estilo de jogo.
Diante disso, decidimos compilar uma lista com 8 grandes jogos de plataforma 3D, desde os clássicos até os mais recentes
Plataforma 3D: melhores jogos
A Hat in Time
Desenvolvido pela equipe da Gears for Breakfast e publicado pela Humble Bundle em 2017, “A Hat in Time” é um jogo independente voltado para os fãs dos clássicos de plataforma em 3D da 5ª geração de videogames.
O jogo apresenta uma jogabilidade inspirada nos títulos de plataforma das eras 32/64 bits, onde os jogadores controlam a personagem principal, Hat Kid, em uma aventura por um mundo aberto repleto de desafios de plataforma, obstáculos e colecionáveis para serem obtidos.
Além disso, “A Hat in Time” oferece um modo cooperativo local em tela dividida. O jogo está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.
Super Mario 64
Este jogo é um clássico absoluto. Foi o pioneiro da franquia “Mario” a adotar gráficos completamente em 3D, proporcionando aos jogadores uma experiência de exploração sem precedentes em um vasto mundo tridimensional.
No controle de Mario, os jogadores embarcam em uma aventura para resgatar a Princesa Peach das garras do maligno Bowser. Mario percorre pelo castelo de Peach e acessa as fases pulando em quadros mágicos.
A jogabilidade se baseia na exploração do vasto mundo do jogo, coletar estrelas e enfrentar desafios em várias fases e níveis dentro do castelo. Aqui, Mario possui uma variedade de super pulos (algo inédito até então) e conta com power-ups icônicos como o chapéu alado e de metal.
Extremamente influente, “Super Mario 64” foi um dos primeiros jogos em 3D bem-sucedidos e ajudou a definir o gênero de plataformas 3D.
Super Mario Odyssey
Aclamado pela crítica e pelo público, ‘Super Mario Odyssey’ é considerado por muitos como o melhor jogo da franquia do encanador bigodudo.
Jogo de plataforma 3D com gráficos deslumbrantes, em ‘Odyssey’ o jogador controla o Mario em uma jogabilidade focada na exploração e coleta em um mundo aberto. Em sua nave, Mário viaja para vários reinos com características únicas e o jogador tem a liberdade de explorá-los de forma não linear.
Como novidade, Mário conta com a ajuda de um chapéu mágico, Cappy, que faz com que o encanador consiga capturar objetos e inimigos, adquirindo suas habilidades. Além disso, é possível lançar o Cappy para se impulsionar no ar ou desbloquear áreas ocultas.
O jogo está disponível para Nintendo Switch.
Banjo-Kazooie
Clássico desenvolvido pela Rare e lançado originalmente para Nintendo 64 em 1998, “Banjo-Kazooie” é um dos jogos de plataforma mais nostálgicos dos anos 90.
Os protagonistas deste jogo são Banjo, um urso bonachão, e Kazooie, um pássaro sarcástico que vive em sua mochila. Controlando ambos simultaneamente, os jogadores mergulham em mundos tridimensionais repletos de desafios não lineares.
A missão? Coletar notas musicais e peças de quebra-cabeça para avançar. Juntos, Banjo e Kazooie possuem uma ampla gama de habilidades, incluindo saltar, voar, nadar e rolar. Além disso, podem se transformar em diferentes criaturas através dos poderes mágicos do xamã Mumbo Jumbo.
Yooka Laylee
E já que falamos de Banjo-Kazooie, este jogo aqui é considerado o seu sucessor espiritual. Isso porque “Yooka-Laylee” foi desenvolvido pela Playtonic Games, uma equipe formada por ex-funcionários da Rare, a desenvolvedora de Banjo-Kazooie.
Lançado em 2017, os protagonistas do jogo são o camaleão Yooka e a morcega Laylee. Laylee fica nas costas de Yooka e o jogador controla os dois juntos, uma mecânica similar à de Banjo-Kazooie.
Juntos, eles exploram mundos abertos, resolvem quebra-cabeças, coletam itens e desbloqueiam habilidades especiais à medida que avançam na história.
O jogo está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.
Crash Bandicoot: Warped
Lançado em 1998, este é o terceiro título principal da série Crash Bandicoot. Em “Warped”, os jogadores controlam Crash e, em algumas fases, sua irmã Coco Bandicoot, viajando pelo tempo para reunir cristais espalhados antes que o vilão Neo Córtex os obtenha.
Os níveis são desafiadores, cheios de obstáculos e perigos. O jogo ainda conta com fases diferenciadas, como Crash pilotando uma motocicleta em fases de corrida e Coco montando em cima do filhote de tigre Pura.
Rayman 2: The Great Escape
Aclamado pela crítica, “Rayman 2: The Great Escape” é considerado um dos melhores jogos de plataforma da era 32/64 bits.
No jogo, Rayman deve salvar seu mundo da destruição iminente pelas mãos de um exército de Robôs-Piratas. A jogabilidade se centra na exploração, resolução de quebra-cabeças e combates.
O jogo conta com um visual e atmosfera melancólica e encantada. Os ambientes são vibrantes e deslumbrantes, desde florestas exuberantes até cavernas sombrias e fábricas abandonadas.
Jak and Daxter: The Precursor Legacy
Este jogo de plataforma é da sexta geração de videogames (o título foi originalmente lançado para PlayStation 2). “Jak and Daxter: The Precursor Legacy” foi desenvolvido pela Naughty Dog e ganhou outras sequências.
O jogo segue Jak e seu amigo Daxter, este último que é acidentalmente transformado em uma criatura peluda após um incidente.
O jogo se passa em um mundo vasto, com uma jogabilidade fluida de plataforma, que envolve explorar ambientes abertos, resolver quebra-cabeças e enfrentar uma variedade de inimigos. Durante sua jornada, Jak e Daxter podem adquirir novas habilidades e poderes.
com sua assinatura Prime.
Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.