terça-feira, julho 2, 2024
InícioEntretenimentoOs 5 melhores filmes com captura de movimento

Os 5 melhores filmes com captura de movimento

A técnica de captura de movimento é crucial para conferir realismo e expressão emocional a personagens digitais. Principalmente aos não humanos, monstros e outras criaturas fantásticas. 

Essa tecnologia permitiu que produções de fantasia, ficção científica e animações alcançassem um novo patamar de imersão. Isso elevou histórias extraordinárias, mágicas e além do convencional humano a novos níveis de autenticidade no cinema.

Que tal relembrar cinco filmes que fizeram uso exemplar dessa técnica?

Filmes com personagens realizados por captura de movimento

 Avatar (2009)

  • Disponível para assinantes do Disney+.
Avatar (2009) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)

A utilização da técnica de captura de movimento no filme “Avatar” representou um marco significativo na história do cinema. James Cameron, o cineasta por trás da obra, e sua equipe exploraram amplamente essa tecnologia para criar personagens digitais com uma aparência extraordinariamente realista. 

Graças a essa técnica, os movimentos e expressões dos atores puderam ser capturados e transferidos para os Na’vi, os habitantes de Pandora.

A história do filme se passa em um futuro distante. Os humanos estão em processo de colonização e exploração de um valioso recurso natural em Pandora, uma lua habitável de beleza ímpar. Contudo, tais atividades representam uma ameaça à existência dos Na’vi.

O Senhor dos Aneis: As Duas Torres (2002) 

  • Disponível para assinantes do Max e Amazon Prime Video.
The Lord of the Rings: The Two Towers (2002) / Credito: New Line Cinema (divulgação)

O personagem Gollum é a primeira coisa que vem à mente da maioria das pessoas quando se fala na técnica de captura de movimento. Ou o ator Andy Serkis, que se tornou o principal referencial quando se pensa nessa tecnologia.

Isso porque é Serkis quem dá vida à bizarra criatura digital da série “O Senhor dos Aneis” através da captura de movimento. E foi em “As Duas Torres” que Gollum teve uma presença mais destacada e surpreendeu o mundo.

Dirigido por Peter Jackson, “As Duas Torres” é um épico de fantasia e o segundo filme da trilogia baseada na obra de J. R. R. Tolkien.

King Kong (2005)

  • Disponível para assinantes do Netflix e Amazon Prime Video.
King Kong (2005) / Credito: Universal Pictures (divulgação)

Remake do clássico de 1933, “King Kong” é um épico dirigido por Peter Jackson. Naomi Watts, Jack Black e Adrien Brody estrelam nos papéis humanos. Já Andy Serkis dá vida ao gigante King Kong através da técnica de captura de movimento. O ator volta a trabalhar com essa tecnologia em mais um filme de Jackson.

A trama segue uma equipe de cineastas que viaja para a misteriosa Ilha da Caveira. Lá, eles encontram várias criaturas pré-históricas, incluindo King Kong, um gorila colossal. King Kong se apaixona pela atriz principal, é capturado e levado para Nova York.

Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)

  • Disponível para assinantes do Disney+ e Star+.
War for the Planet of the Apes (2017) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)

A atuação de Andy Serkis como Caesar na franquia reboot “Planeta dos Macacos” teve recepção altamente positiva do público e da crítica. Foi tão elogiada que lançou luz sobre a discussão do reconhecimento das atuações por captura de movimento nas premiações, na mesma categoria das performances tradicionais. 

Dirigido por Matt Reeves, o longa é a sequência de “Planeta dos Macacos: A Origem”. A trama segue o grupo de macacos inteligentes liderados por Caesar que entra em conflito inevitável com os humanos.

Piratas do Caribe: O Baú da Morte (2006)

  • Disponível para assinantes do Disney+.
Pirates of the Caribbean: Dead Man’s Chest (2006) / Crédito: Buena Vista Pictures (divulgação)

A captura de movimento foi usada em “Piratas do Caribe: O Baú da Morte” para dar vida a alguns personagens. Porém, o mais marcante é Davy Jones, o lendário capitão do navio fantasma Holandês Voador.

Interpretado por Bill Nighy, a técnica resultou em um personagem impressionante, uma mistura entre humano e criatura marinha, com tentáculos no rosto.

Estrelado por Johnny Depp, Keira Knightley e Orlando Bloom, “O Baú da Morte” é o segundo filme da franquia “Piratas do Caribe”. Na trama, Davy Jones aparece para cobrar uma dívida do capitão Jack Sparrow.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui