Em uma mostra de 53 países, o Vietnã conquistou o primeiro lugar como o mais acessível para quem deseja morar no exterior, pelo quarto ano consecutivo. Os dados são da consultoria InterNations, em um estudo divulgado pela emissora norte-americana CNBC, no último domingo, 7.
A pesquisa Expat Insider 2024 contou com a participação de mais de 12 mil pessoas de 174 diferentes locais. A análise forneceu dados sobre os melhores e os piores lugares para viver, qualidade de vida, trabalho no exterior e finanças pessoais.
Para criar o Índice de Finanças Pessoais, a InterNations perguntou aos entrevistados sobre sua satisfação em três áreas: custo de vida geral, contentamento com a situação financeira e se a renda familiar disponível era suficiente para uma vida confortável.
Os resultados revelam que o Vietnã continua no topo do ranking de países, com uma pequena mudança este ano: o Brasil entrou na lista e ocupou o 9º lugar, enquanto a Malásia caiu do 5º para o 11º lugar.
Expatriados satisfeitos com o custo de vida
Entre os expatriados no Vietnã, 86% avaliam o custo de vida de forma positiva, mais que o dobro da média global, que é de 40%.
Além disso, 65% dos entrevistados no país dizem estar satisfeitos com sua situação financeira, comparado a 54% globalmente.
“Na pesquisa, 68% dos residentes afirmam que a renda familiar disponível é mais do que suficiente para uma vida confortável, em comparação com 41% no mundo todo”, revelou o relatório.
Domínio asiático no ranking dos países
Os países asiáticos dominaram o ranking de países deste ano, com seis das dez primeiras posições ocupadas por nações da região.
O Sudeste Asiático, em particular, se destacou com Vietnã, Indonésia, Filipinas e Tailândia entre os primeiros colocados.
Confira os dez principais países para se morar no exterior, ao levar em conta suas finanças pessoais, segundo a InterNations:
- Vietnã;
- Colômbia;
- Indonésia;
- Panamá;
- Filipinas;
- Índia;
- México;
- Tailândia;
- Brasil e
- China.