sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioEntretenimentoOs 10 melhores filmes de tubarão

Os 10 melhores filmes de tubarão

Os filmes de animais assassinos têm fascinado e aterrorizado o público há décadas. No entanto, dentre esse subgênero do terror e suspense, há um desses animais que mais atrai a atenção do público: o tubarão. 

Desde o clássico “Tubarão” de Steven Spielberg, esses predadores dos mares já estrelaram em vários filmes como os grandes vilões, atacando sorrateiramente e deixando rastros de sangue pelas águas.

Inspirados nisso, resolvemos listar os 10 melhores filmes de tubarão.

Deep Blue Sea (1999) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)

Filmes de Tubarão: Top 10

Sob as Águas do Sena (2024)

Sous la Seine (2024) / Crédito: Netflix (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix.

A produção francesa “Sob as Águas do Sena” segue um tubarão que ameaça Paris às vésperas de um campeonato mundial de triatlo.

Na trama, uma brilhante bióloga marinha (Bérénice Bejo) descobre, junto com uma jovem ativista ambientalista (Léa Léviant), que um enorme tubarão está nadando nas profundezas do rio Sena.

Perigo em Alto Mar (2010)

The Reef (2010) / Crédito: Lightning Entertainment (divulgação)
  • Disponível gratuitamente no Pluto TV.

Baseado em fatos reais, “Perigo em Alto Mar” é um filme australiano de terror e sobrevivência.

A trama segue um grupo de amigos que passa por apuros quando seu barco afunda e um grande tubarão branco os ameaça. O longa ganhou uma sequência espiritual em 2022.

Tubarão (1975)

Jaws (1975) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Telecine.

Um dos filmes mais influentes e de maior sucesso do cinema, “Tubarão” foi o protótipo do que conhecemos como blockbuster. O longa conta com a direção de Steven Spielberg e ganhou três sequências.

Na trama, um grande tubarão-branco aterroriza uma pequena cidade praiana turística. Um chefe de polícia (Roy Scheider) se junta a um biólogo marinho (Richard Dreyfuss) e a um caçador de tubarões (Robert Shaw) para caçar a criatura.

Águas Rasas (2016)

The Shallows (2016) / Crédito: Sony Pictures Releasing (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix e Amazon Prime Video.

Dirigido por Jaume Collet-Serra (“A Casa de Cera”), “Águas Rasas” é um thriller de sobrevivência estrelado por Blake Lively (“Gossip Girl”).

A trama segue uma jovem estudante de medicina (Lively) que vai surfar sozinha em uma praia isolada. No entanto, ela é atacada por um tubarão-branco e, ferida, nada até uma rocha no meio do mar. Agora, a poucos metros da praia, ela luta para sobreviver ao tubarão e sair da água.

Do Fundo do Mar (1999)

Deep Blue Sea (1999) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Max.

Combinando elementos de terror e ficção científica, “Do Fundo do Mar” conta com direção de Renny Harlin (“A Hora do Pesadelo: O Mestre dos Sonhos”, “Duro de Matar 2”, “Risco Total”). O elenco inclui Saffron Burrows, Thomas Jane, Samuel L. Jackson, Michael Rapaport e o rapper LL Cool J. 

Deep Blue Sea (1999) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)

A história acompanha um grupo de cientistas em um laboratório subaquático que conduzem experimentos em tubarões-mako geneticamente modificados para aumentar seu tamanho e inteligência. No entanto, tudo dá errado quando os tubarões se rebelam. O filme teve duas sequências.

Megatubarão (2018)

The Meg (2018) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Max.

Estrelado por Jason Statham, “Megatubarão” é um filme de ação e ficção científica de enorme sucesso comercial. Com direção de Jon Turteltaub (“A Lenda do Tesouro Perdido”, “Enquanto Você Dormia”), o longa é baseado em um romance de Steve Alten. Ganhou uma sequência em 2023.

Na trama, um submarino fica preso nas profundezas do oceano após ser atacado por um tubarão pré-histórico gigantesco que se acreditava estar extinto, o megalodon. Um mergulhador especializado em resgates em águas profundas (Statham) é recrutado para o salvamento.

Medo Profundo (2017)

47 Meters Down (2017) / Crédito: Entertainment Studios Motion Pictures (divulgação)
  • Disponível para alugar no YouTube Filmes e Apple TV.

No filme de terror e sobrevivência “Medo Profundo”, duas irmãs de férias no México decidem fazer um mergulho em uma gaiola para observar tubarões. No entanto, um problema técnico faz com que a gaiola se desprenda e caia até o fundo do oceano, deixando as irmãs presas a 47 metros de profundidade e cercadas por tubarões.

Dirigido por Johannes Roberts (“Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City”) e com o ator Matthew Modine no elenco, o filme obteve sucesso comercial e recebeu uma sequência em 2019.

Mar Aberto (2003)

Open Water (2003) / Crédito: Lions Gate Films (divulgação)
  • Disponível para alugar ou comprar no YouTube Filmes e Apple TV.

O thriller de sobrevivência “Mar Aberto” se baseia em fatos reais. A trama acompanha um casal que decide fazer uma viagem de mergulho durante suas férias. 

No entanto, devido a um erro de contagem por parte da tripulação do barco, eles são deixados para trás no meio do oceano, repleto de tubarões.

O Último Tubarão (1981)

L’ultimo squalo (1981) / Crédito: Variety Distribution (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Dirigido por Enzo G. Castellari (“Os Guerreiros do Bronx”, “Keoma”), “O Último Tubarão” é um filme italiano de terror que obteve sucesso nas bilheterias dos EUA. No entanto, o longa acabou sendo bloqueado nos cinemas norte-americanos depois que seus realizadores foram acusados de plagiar “Tubarão”.

Na trama, um escritor (James Franciscus) e um caçador de tubarões (Vic Morrow) tentam salvar banhistas de um resort costeiro depois que um grande tubarão branco começa a atacar os turistas.

Tubarão: Mar de Sangue (2022)

Shark Bait (2022) / Crédito: Altitude Film Sales, Ingenious Media (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix.

No terror/suspense “Tubarão: Mar de Sangue”, um grupo de jovens amigos, após uma noitada, rouba dois jet skis para dar uma volta pelo mar. 

No entanto, eles sofrem um acidente e acabam ficando presos no meio do oceano. Além disso, os rastros de sangue atraem tubarões famintos.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui