Na América Latina e nos Estados Unidos, existem placas espalhadas pelas ruas com mensagem bem estranha: “A ideia de Toynbee no filme 2001 ressuscita mortos no planeta Júpiter“.
A origem dessas placas – e de quem as criou e as espalhou mundo afora, bem como o que significam – ainda é um mistério, mas muitos tentam resolvê-lo. Mas, o que sabemos até agora sobre as placas de Toynbee?
O que são essas placas de Toynbee?
- Suas primeiras aparições datam da década de 1980;
- Elas são consideradas uma espécie de “arte de rua de guerrilha”;
- Toynbee é uma referência a Arnold J. Toynbee (1889-1975), historiador britânico;
- A mensagem principal que ela carrega – “A ideia de Toynbee no filme 2001 ressuscita mortos no planeta Júpiter” – é muito comum, mas outras citam o cineasta Stanley Kubrick (1928-1999), e tudo indica que elas se referem ao filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”;
- Não há clareza sobre uma possível conexão entre o trabalho de Kubrick, Toynbee e o autor anônimo das placas.
Locais de aparecimento
As placas de Toynbee foram instaladas em mais de duas dúzias de grandes cidades dos EUA e em quatro cidades latinas. Contudo, o IFL Science ressalta que as placas sul-americanas devem ser falsificações.
Algumas das cidades nas quais as placas foram deixadas são Kansas City, Boston, Richmond, Filadélfia, região suburbana de Connecticut, Edison, Noblesville, Buffalo, Siracusa, São Francisco, Portland e Roswell (esta última já é famosíssima por conta do suposto OVNI que caiu na região em 1947).
Os criadores do filme “Ressusrect Dead: The Mistery Of The Toynbee Tiles” dizem que, “primeiro, uma mensagem é esculpida em um pedaço de linóleo não flexível e não quebradiço”.
Dois pedaços de papel alcatroado são usados para cobrir o linóleo como pão cobrindo o recheio de um sanduíche. O linóleo também é sufocado com cola Elmer e massa de asfalto para rachaduras. A mistura inteira é, então, colocada no asfalto de um cruzamento enquanto escondida pelo papel alcatroado.
Criadores do filme “Ressusrect Dead: The Mistery Of The Toynbee Tiles”
E completam: “O ladrilho é ‘cozido’ no chão pelo calor do Sol, que liquefaz o asfalto muito levemente. A pressão do tráfego de carros e pedestres pressiona ainda mais o ladrilho no chão. Quando a camada superior de papel alcatroado for removida, o ladrilho estará profundamente incrustado e será impossível removê-lo sem repavimentar completamente a rua.”
Quem é o criador dessas placas?
Até hoje, ninguém sabe quem criou e espalhou as placas de Toynbee. Contudo, muitos apontam um morador recluso da Filadélfia (EUA) como sendo o responsável por esse mistério.
Até hoje, a família do suspeito diz não ter nada a ver com a polêmica, mas a proximidade de boa parte das placas com a cidade da Pensilvânia (EUA) sugere que alguém de lá foi quem as construiu e espalhou.
O cineasta Jon Foy, que esteve envolvido no longa que aborda o assunto, afirmou que eles enviaram uma cópia do filme ao suposto responsável, mas que não recebeu resposta.