A Marinha dos EUA recebeu seu primeiro submarino robótico e autônomo do contrato com a Boeing. O modelo XLUUV (eXtra-Large Uncrewed Underwater Vehicle) também é conhecido como “Orca” e completou com sucesso testes rigorosos, tanto de superfície como subaquáticos.
Com um comprimento de 26 metros e uma capacidade de carga útil de 8,8 toneladas, o Orca é o maior submarino naval autônomo já construído. Na verdade, ele marca a estreia de uma classe totalmente nova de embarcações.
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Esta primeira unidade do contrato da Boeing com a Marinha dos EUA se baseia no conceitual “Echo Voyager”, que pode operar de forma autônoma durante meses. Isso graças a um sistema de energia recarregável híbrido e compartimento de carga útil modular. Veja cenas do conceito:
Um submarino maior e modular
Diferentemente do Echo Voyager, o submarino Orca é maior e possui um design modular que o torna ajustável aos requisitos específicos de cada missão. Já o sistema híbrido é de bateria de íon de lítio e diesel.
A velocidade máxima do submarino é de 8 nós (aproximadamente 15 km/h). O alcance impressionante de 10.500 km é beneficiado pela tecnologia autônoma, que é capaz de gerenciar a navegação em ambientes marítimos desafiadores.
Enquanto isso, um mastro retrátil também age como snorkel. Seu compartimento de carga é capaz de abrigar módulos de até 10 metros de comprimento. Embora o Orca seja considerado grande para um submarino autônomo, ele é relativamente pequeno se comparado a modelos tripulados.
Isso, de certa forma, não é problema algum, pois o veículo não requer suporte à vida, espaços para tripulação, sistemas de segurança ou isolamento acústico. Então, ele acaba oferecendo uma estrutura mais compacta que consegue armazenar uma quantidade impressionante de equipamentos em um espaço reduzido.