Há 11 anos, exatamente em 11 de julho de 2013, a série “Orange is the New Black” estreava no catálogo da Netflix.
Desenvolvida por Jenji Kohan, Sara Hess e Tara Herrmann, a produção dramática, com toque de comédia, traz uma adaptação do livro homônimo de Piper Kerman e suas experiências em um presídio feminino enquanto cumpre pena por um crime de tráfico de drogas cometido há anos.
Com 91 episódios e sete temporadas – a última disponibilizada em 2019 – a série original conta com elenco formado por nomes como Taylor Schilling, Laura Prepon, Uzo Aduba, Danielle Brooks, Kate Mulgrew, Laverne Cox e Nastasha Lyonne.
Aclamada pelo público e pela crítica, “Orange is the New Black”, quatro vezes vencedora do prêmio Emmy, foi uma das responsáveis pela popularização do streaming. Veja abaixo por onde anda o elenco principal 11 anos depois da estreia.
Taylor Schilling
Sem perfil ativo nas redes sociais, a protagonista Taylor Schilling (Piper Chapman) viveu Kate na série antológica de terror “Monsterland”, de Mary Laws, em 2020. A produção do Hulu é baseada na coletânea de contos “North Lake Monsters”.
Já em 2021, integrou o elenco de “The Bite”, interpretando Lily. A obra traz duas vizinhas tentando sobreviver durante a segunda onda de Covid-19, em Nova York.
Laura Prepon
Antes de viver Alex Vause, Laura Prepon ficou conhecida por ser uma das protagonistas da série “That ’70s Show”. Após o término da série policial, a atriz, casada com o ator Ben Foster, e mãe de dois filhos, emplacou o lançamento do livro “You & I, as Mothers”, em que desabafa sobre sua luta contra bulimia, aborto espontâneo e outras dinâmicas da maternidade.
Hoje, além de integrar o elenco, também está na direção do sitcom “That ’90s Show”, da Netflix, onde revive Donna Pinciotti. Nas redes sociais, ela costuma compartilha dicas de alimentação, enquanto também divulga os produtos de sua marca de utensílios para cozinha.
Uzo Aduba
Famosa por viver Suzanne “Olhos Loucos” em “Orange is the New Black”, a atriz anunciou sua primeira gravidez em 2023, fruto da união com o cineasta Robert Sweeting. Após o drama da Netflix, Uzo emplacou diversos trabalhos como “Mrs. America” (2020), “In Treatment” (201), “Solos” (2021) e “Lightyear” (2022).
Danielle Brooks
Além de vive Tasha Jefferson, mais conhecida como Taystee em Orange, outro destaque na carreira de Danielle Brooks foi integrar o elenco de “A Cor Púrpura”, que chegou aos cinemas em brasileiros em fevereiro.
A produção é uma nova adaptação do romance de Alice Walker, dirigido por Blitz Bazawule, com roteiro de Marsha Normal e Marcus Gardley.
Natasha Lyonne
Por fim, Natasha Lyonne, intérprete de Nicky Nichols, escreveu, protagonizou e dirigiu “Boneca Russa”, também da Netflix. A série, com duas temporadas disponíveis, foi indicada a 13 troféus no Emmy, incluindo o de melhor atriz e comédia.
Conhecida por estrelar produções como “American Pie”, a atriz também está escalada no elenco de “O Quarteto Fantástico”, novo filme da Marvel, com estreia prevista para 2025, segundo o Deadline.