sexta-feira, fevereiro 7, 2025
InícioDestaqueOposição expõe 'cinismo' de Lula em declaração sobre inflação dos alimentos

Oposição expõe ‘cinismo’ de Lula em declaração sobre inflação dos alimentos

Depois de dizer que os consumidores brasileiros deveriam evitar comprar alimentos caros e de outras recentes declarações desastradas sobre a inflação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi alvo de críticas da oposição.

Nas redes sociais, parlamentares ironizaram as falas do petista e lembraram de promessas não cumpridas, como a mais básica de todas: proporcionar comida a todos os brasileiros. Lula chegou a prometer picanha, mas o que se vê é alta generalizada dos preços de produtos básicos, como arroz e café.

A inflação, sobretudo a dos alimentos, disparou em razão de alguns fatores macroeconômicos, mas, principalmente, segundo especialistas, devido ao desajuste fiscal do governo Lula, que elevou sobremaneira as despesas nos últimos dois anos.

O ex-presidente Jair Bolsonaro, que publicou um vídeo com um trecho da entrevista na qual Lula diz para os brasileiros não comprarem produtos caros, criticou o petista pelo excesso de gastos do governo. “Nada de cortar gastos nos ministérios, colocar gente competente nas estatais ou gerir melhor a economia.”

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) também fulminou o aumento de gastos do governo Lula. “Para Lula, a população, para combater a inflação, não deve comprar o produto se estiver caro. Já quando os gastos são do Lula, o céu é o limite.”

O senador pelo Piauí e presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, também criticou Lula por não cortar gastos. “Nada de cortar gastos nos ministérios, colocar gente competente nas estatais ou gerir melhor a economia. Para o governo, basta que os brasileiros parem de comer, beber e se deslocar que os preços caem.”

Outros parlamentares também engrossaram as críticas, como Nikolas Ferreira (PL-MG).

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi sucinto.

O senador Cleitinho (PL-MG) gravou um vídeo em resposta a Lula, em que lembra que os produtos cujos preços dispararam são básicos na alimentação do brasileiro.

Eduardo Ribeiro, presidente do Novo, foi claro: “O brasileiro já entendeu que o maior culpado pela inflação é o governo. O seu governo.”

O deputado Sóstenes Cavalcante destacou o “cinismo” do governo Lula. “No governo Lula, se a comida tá cara, ‘não compra’. Se o aluguel tá caro, ‘mora na rua’. Se o remédio tá caro, ‘morre’. E assim segue o governo do cinismo, deixando o povo cada vez mais pobre enquanto sua família vive no luxo bancado pelo Brasil.”

O economista Leo Siqueira, da Fundação Getulio Vargas, também foi enfático em sua crítica ao governo Lula. “O PT é pior que uma pandemia.”



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui