quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioGeralOperação policial apreende mais de 4 mil celulares em presídios

Operação policial apreende mais de 4 mil celulares em presídios

A 5ª fase da Operação Mute resultou na apreensão de 4,7 mil celulares usados para comunicação ilícita em presídios brasileiros. A ação foi deflagrada nesta semana.

Coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça, a ação contou com a participação de 3,4 mil policiais penais.

Durante a operação, as autoridades inspecionaram mais de 3 mil celas. Os locais abrigam mais de 300 mil presos.

operação policial apreende mais de 4 mil celulares em presídios
A operação visa a desarticular a comunicação entre o crime organizado e o mercado criminoso fora das prisões | Divulgação/Senappen

Além dos celulares, as equipes apreenderam 348 materiais perfurocortantes, mil carregadores, 397 chips, 314 fones de ouvido, 29 roteadores, 19 pen drives, quatro artefatos explosivos e três armas de fogo.

Ação conjunta

O secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, ressaltou que a operação integra as polícias penais de todos os Estados e do Distrito Federal, além da Polícia Penal Federal.

“Essa colaboração é decisiva para a estratégia nacional de combate ao crime organizado e contribuirá para a redução de indicadores criminais”, destacou Garcia. “Especialmente os crimes letais intencionais, que afetam a população brasileira.”

Objetivos da operação

A operação visa a desarticular a comunicação entre o crime organizado e o mercado criminoso fora das prisões.

A Diretoria de Inteligência Penitenciária iniciou a implementação de novas rotinas e procedimentos nos estabelecimentos penais. Além disso, o órgão informa que colabora com outras forças de segurança.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui