Uma operação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) resultou na prisão de 13 policiais militares na manhã desta terça-feira, 14, no Rio de Janeiro. As investigações revelam que os agentes extorquiam comerciantes e mototaxistas em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, durante os anos de 2019 e 2020.
Os suspeitos faziam parte de uma divisão do batalhão responsável pelo policiamento da região. A denúncia foi fundamentada em mensagens extraídas do celular de outro policial, preso por homicídio, mas que responde em liberdade.
A 2ª Promotoria de Justiça, junto à Auditoria Criminal, expediu 14 mandados de prisão, com apoio da 1ª Promotoria de Justiça nas Varas Criminais de Belford Roxo. Os policiais também foram denunciados por corrupção passiva e peculato.
Policiais militares serão submetidos a procedimentos disciplinares
A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) não divulgou os nomes dos envolvidos, mas afirmou que a Corregedoria apoia a ação. Os presos foram conduzidos à Unidade Prisional da Corporação, na cidade de Niterói. Todos vão responder a procedimentos administrativos disciplinares que podem resultar na exclusão dos agentes dos quadros da corporação.
Em nota, a PMERJ destacou que o comando da Polícia Militar do Rio de Janeiro não compactua com desvios de conduta. Caso a denúncia em pauta seja comprovada no decorrer do processo apuratório, os envolvidos serão punidos com o rigor previsto em seu regulamento interno.