As inscrições para o cadastro de associações comunitárias e entidades representativas interessadas em participar da terceira edição do Orçamento Participativo Digital (OPA) 2025-2026 seguem abertas até o dia 11 de abril. Para reforçar a mobilização nesta reta final, será realizado o Mutirão OPA em Teresina, Parnaíba, Piripiri, Picos e Floriano, oferecendo suporte presencial para o cadastramento e esclarecimento de dúvidas.
Em Teresina, o Mutirão OPA inicia, nesta quarta-feira (2), pela zona Norte, no Ceti Firmina Sobreira, localizado no bairro Poti Velho, das 8h às 16h. Na quinta-feira (3), será a vez da zona Sul, com atendimento no CSU do Parque Piauí. Já na sexta-feira (4), a ação será voltada para as comunidades da zona Rural, com atendimento na sede da Secretaria do Planejamento (Seplan), na Avenida Miguel Rosa. Na próxima semana, o mutirão prossegue nas zonas Leste e Sudeste, nos dias 7 e 8, no Ceti Governador Dirceu Arcoverde e no Ceti Didácio Silva, respectivamente.
Nos municípios, o Mutirão OPA também ocorre ao longo da semana. Em Parnaíba, a ação será realizada no dia 2 de abril, enquanto em Picos ocorrerá no dia 3. Em Piripiri, a atividade está programada para 4 de abril, e, na próxima semana, no dia 7 de abril, será a vez de Floriano. Nessas cidades, o atendimento ocorrerá nas salas do OPA, localizadas nas sedes da Secretaria da Fazenda (Sefaz), no horário das 8h às 13h30.
A diretora de Orçamento Participativo, Enia Meneses, destaca que o objetivo do Mutirão OPA é garantir que o máximo de entidades realizem o cadastro a tempo e participem ativamente do processo. “Durante o mutirão, nossas equipes da Seplan, Seres e Colab estarão disponíveis para orientar sobre os critérios de participação e auxiliar no cadastro das associações e das propostas. A participação das entidades é fundamental para que as comunidades sejam contempladas com melhorias reais, seja por meio de obras ou serviços”, explica.
Para efetivar o cadastro, as entidades devem atender aos critérios do edital, apresentando CNPJ válido, estatuto e ata da diretoria registrada em cartório, comprovante de endereço e documentos do responsável legal. Cada entidade pode cadastrar até três propostas de melhorias para sua comunidade.
Após o período de inscrições, as propostas serão analisadas por uma equipe técnica do Governo do Estado entre os dias 14 de abril e 30 de junho. As que forem consideradas viáveis seguirão para votação popular, que será realizado de 4 a 13 de julho. As propostas mais votadas serão incluídas no orçamento estadual e executadas em 2026.