No mês de março, a Secretaria das Mulheres percorreu três municípios do Piauí com os serviços dos Ônibus Lilás. As cidades de Altos, Campo Maior e Juazeiro foram beneficiadas no final do mês com diversos serviços de cuidado e informações sobre os direitos das mulheres. No total, 310 mulheres participaram dos serviços disponibilizados pelas unidades.
“As mulheres, ao assistirem às palestras, percebem situações de violência e, ao saberem que o serviço está disponível, tiram dúvidas e acionam as políticas. Esse momento de diálogo é muito importante, pois é onde a mulher compreende que não está sozinha e consegue encontrar força para romper o ciclo da violência doméstica”, pontuou Joelfa Farias, coordenadora das rotas dos Ônibus Lilás.
Os Ônibus são unidades móveis que buscam levar conscientização da prevenção da violência doméstica e atendimento psicossocial para as mulheres da zona rural dos municípios.
Ônibus Lilás em Campo Maior
Através das rodas de conversas com debates sobre a Lei Maria da Penha, as tipificações das violências, e as formas de assédio no mercado de trabalho, as moradoras dos municípios foram conscientizadas de como identificar e realizar denúncias em caso de violência. Além disso, a equipe da Sempi e do Centro de Referência “Francisca Trindade” realizou atendimentos psicossocial, assim como deram todo o suporte com as orientações sobre os canais de ajuda.
Ônibus Lilás em Juazeiro do Piauí
A psicóloga do Centro de Referência “Francisca Trindade”, Josélia Brito, que esteve atuante durante todo o itinerário do mês de março, destacou a importância da escuta qualificada e do serviço ir ao encontro da população.

“Precisamos estar pautadas nesse tripé: informação, prevenção e proteção. Eu penso que elas querem ouvir e serem ouvidas. Quando você abre o espaço para que elas se expressem, é reverberada essa subjetividade. As rodas de conversas ao longo da temporada tiveram um feedback muito bom”.
Ação no município de Altos
As ações dos Ônibus Lilás sempre são realizadas em parceria com órgãos estaduais e com o município anfitrião, além do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais. Para além das rodas de conversa e atendimentos psicossocial, as moradoras têm acesso a testes rápidos e aferição de pressão, registros e orientações sobre o Cadúnico. Além de corte de cabelo, massagem e design de sobrancelhas.

As próximas rotas estão em fase de diálogo com os municípios, e em breve serão divulgadas, permitindo que mais localidades do Piauí tenham acesso aos serviços oferecidos pelas unidades móveis.