domingo, julho 7, 2024
InícioViagem & GastronomiaOnde os chefs comem? Com Saulo Jennings, em Alter do Chão e...

Onde os chefs comem? Com Saulo Jennings, em Alter do Chão e Belém do Pará

Entre os sabores e ensinamentos de Santarém e da vila de Alter do Chão surge uma figura central que ajuda a alavancar o turismo regional e a fomentar a culinária do entorno: o chef Saulo Jennings.

Após deixar o mundo corporativo, ele fundou em 2009 a Casa do Saulo. Hoje, o restaurante conta com mais de 300 lugares, é parada obrigatória na região e virou símbolo da cozinha tapajônica.

Saulo já tinha apreço pela comida desde pequeno, como pelo feijão de Santarém, feito pelo sua mãe e que hoje é recuperado em seus pratos. Já o paladar exigente foi moldado pelo pai, que adorava cozinhar para amigos.

Mais do que chef, porém, ele é empresário e ativista. Nascido e criado à beira do Tapajós, ele é “literalmente um menino do rio”, como gosta de definir, e que é dono de quatro restaurantes – três deles no Pará e um no Rio de Janeiro – além de hotel de selva com bangalôs e dois barcos que saem pelas águas paraenses. 

Além de seus negócios, Saulo experimenta outros sabores paraenses em Santarém e na capital Belém e compartilha a seguir seus endereços prediletos para refeições saborosas e autênticas em ambas as cidades:

Restaurantes em Alter do Chão

De frente para o Tapajós, o Ty Comedoria é um restaurante pé na areia com gente jovem, bons drinques e petiscos que fazem o lugar especial.

Os pratos são feitos com ingredientes frescos de produção familiar local, em que peixes regionais dão o tom dos pedidos junto aos coquetéis com uso de frutos amazônicos.

Ty Comedoria e Bar: Rua Lauro Sodré, 441 – Alter do Chão, Santarém – Pará / Tel.: (93) 99122-4466 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 19h à 0h.

Se parecer estranho um restaurante italiano de frente para a Ilha do Amor, não se assuste. O Do Italiano fica na praça principal e serve massas e pizzas logo em frente à orla da vila.

Minha dica é aproveitar o espaço e pedir os bolinhos de piracuí acompanhados de um vinho. A casa ainda serve bruschettas, burrata, pizzas diversas e massas de spaghetti a gnocchi com frutos do mar.

Do Italiano: Rua Lauro Sodré (Praça Principal de Alter), 760-824 – Alter do Chão, Santarém – Pará / Tel.: (93) 99159-5605 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 18h à 0h.

Os mais de 70 anos de imigração japonesa na Amazônia estão aqui muito bem representados. No Restaurante Hitomi tudo é feito de uma forma muito tradicional, em que são servidos pratos desde o yakimeshi até o yakisoba.

É um restaurante bem tradicional e simples em Santarém.

Restaurante Hitomi: Rua Silvério Sirotheau Corrêa, 479-507 – Aldeia, Santarém – Pará / Tel.: (93) 99192-4241 / Horário de funcionamento: sexta-feira a domingo, das 19h às 23h.

Sanduíche do XBom O Hambúrguer, em Alter do Chão
Banana XBom da casa vem com requeijão, banana frita na chapa, batata palha, hambúrguer, queijo e orégano / Reprodução/Instagram/@xbomohamburguer

A XBom é uma lanchonete já tradicional na vila de Alter, em funcionamento há mais de 15 anos. Aqui podemos encontrar desde sanduíches clássicos até criações com regionalidades, em que há desde o X-burger até um X-piracuí com banana.

Os sanduíches não passam de R$ 25 e os hambúrgueres são divididos entre os de carne, de picanha, de frango, de calabresa e de piracuí. Frutas também não escapam: há lanches com abacaxi e banana na chapa, por exemplo.

Xbom O Hambúrguer: Travessa Antônio Alves, 218, Alter do Chão, Pará / Tel.: (93) 99158-0046 ou (93) 98100-2125 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 17h30 às 23h. 

Não é casa da minha mãe, mas é como se fosse por conta do acolhimento que recebemos no meio do Rio Arapiuns, afluente do Tapajós, dentro da comunidade da Coroca.

O local funciona como uma simples pousada às margens da águas. Gosto de pegar o barco e ir até lá com minha família.

Casa da Mamãe: Coroca – Rio Arapiuns, Santarém – Pará.

Restaurantes em Belém

  • Bar e Restaurante da Alzira

Pratos do restaurante da Alzira, em Belém do Pará
Restaurante é local de comida caseira; peixes fritos e os acompanhamentos são os destaques / Daniela Filomeno

O Bar e Restaurante da Alzira tem a fama de servir o melhor peixe frito de Belém. Para mim, o peixe frito e crocante acompanhado de farinha d’água e feijão com um tiquinho de vinagrete é a cara da cidade.

Gosto muito do local e dos pedidos. A refeição fica mais perfeita se tiver um açaí para acompanhar.

Bar e Restaurante da Alzira: Travessa Angustura, 2815 – Marco, Belém – Pará / Tel.: (91) 3276-3089 / Horário de funcionamento: almoço de segunda-feira a sábado, das 11h às 15h; jantar de quinta e sexta-feira, das 19h às 22h; fechado aos domingos. 

O Hakata é um dos restaurantes japoneses mais clássicos em Belém. A casa tem desde camarão empanado, tempurá de legumes, sushi até pedidas na chapa, como yakisoba, camarão e filé, e pratos chineses.

Meu pedido favorito no restaurante é o Champon, com caldo, macarrão, legumes, lula, camarão e carnes variadas. Em outras ocasiões peço o Sukiyaki, com carne, acelga e macarrão japonês ao molho de soja doce.

Hakata Belém: Travessa Quatorze de Abril, 1128 – São Brás, Belém – Pará / Tel.: (91) 3249-0597 / Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 11h30 às 14h30 e das 18h30 às 23h; domingo e feriados, das 11h30 às 15h e das 18h30 às 22h. 

Eu sempre prezo por uma pausa para um café, e a grande vantagem da Amazon Deli é que provamos cafés do Brasil inteiro, inclusive café de origem amazônica.

O local também serve comidinhas e brunch todos os dias, com direito a croissant, ovos mexidos, quiches, saladas, sucos e embutidos.

Amazon Deli Coffee Shop: Av. Brás de Aguiar, 400 – Nazaré, Belém – Pará / Tel.: (91) 9126-1060 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: segunda e terça-feira, das 12h às 19h; quarta-feira a sábado, das 8h30 às 19h; domingo, das 8h30 às 12h30. 

Um filé à parmegiana sempre vai bem, não é mesmo? O The Pug é um dos lugares mais charmosos de Belém e onde aproveito para comer o prato com um bom molho de tomate e um drinque em mãos.

O cardápio da casa ainda contém uma variedade de massas, ao pesto ou carbonara; pizzas no forno a lenha e ainda uma lasanha frita que faz sucesso.

The Pug: Av. Brás de Aguiar, 288 – Nazaré, Belém – Pará / Tel.: (91) 99216-3637 / Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 18h à 0h. 

Os ingredientes amazônicos ganham técnicas internacionais no Santa Chicória, restaurante de cozinha contemporânea paraense.

Com opções que vão de bolinho de maniçoba, pirarucu com três texturas de mandioca, corte suíno na brasa com glacê de tucupi e bacuri brulee, é um lugar que conseguimos entender bem as potencialidades dos insumos que trabalhamos.

Santa Chicória: Av. Sen. Lemos, 565 – Umarizal, Belém – Pará / Tel.: (91) 3347-9899 / Horário de funcionamento: almoço de terça a sábado, das 12h às 15h, e domingo, das 12h às 15h30; jantar de terça a quinta, das 19h às 23h, e sexta e sábado, das 19h à 0h. 

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui