O chef e empresário Luiz Vieira abriu o Mercearia Amauri, no bairro Jardim Europa, em São Paulo, no ano passado. Antes disso, trabalhou em unidades internacionais do restaurante Nobu, sendo que, no Brasil, foi responsável pela criação dos cardápios dos restaurantes japoneses Kitchin e Aima.
A experiência de Vieira vai além, já que ele também é proprietário de dois restaurantes de culinária nikkei em Búzios, no Rio de Janeiro.
Já as receitas do Mercearia Amauri têm referências de várias gastronomias, sendo que o gosto pela culinária multicultural fica evidente nas indicações do chef. A seguir, ele compartilha seus endereços prediletos para comer bem na capital paulista:
Confira onde comer em São Paulo, segundo o chef Luiz Vieira:
Hon Maguro
O Hon Maguro é um restaurante japonês que trabalha com excelente qualidade de peixes e pescados do Japão. Isso permite ver a diferença do mesmo peixe que temos no nosso litoral e os do litoral do Pacífico.
Gosto muito de sentar no sushi bar e deixar o próprio chef indicar o que ele tem de melhor. Sempre peço os niguiris de atum blue fin, mas também gosto de pedir todas as partes dele, que são o akami, o chutoro e o otoro. O mais interessante é ver a diferença de sabor das partes de um mesmo peixe.
É de se apreciar também a variedade de saquês, que gosto muito, sem contar o atendimento impecável.
Hon Maguro: Rua Pais de Araujo, 77 — Itaim Bibi, São Paulo – SP / Tel.: (11) 91397-8980 (WhatsApp) / Funcionamento: segunda a sábado, das 12h às 15h e das 19h à 0h30.
Pão com Carne
Como todo chef, também gosto muito de hambúrguer. Gosto tanto de comer no Pão com Carne quanto amo pedir em casa e comer assistindo a um filme.
Recomendo o Especial (burger de 180g, pão e batata, maionese de páprica, cebola roxa, bacon, american cheese e picles), mas sempre estou experimentando algo novo quando aparece.
Pão Com Carne: Rua Joaquim Floriano, 595 – Itaim Bibi, São Paulo – SP / Tel.: (11) 95139-9587 / Funcionamento: segunda a sábado, das 11h30 às 23h.
Kotori
Na lista Bib Gourmand do Guia Michelin, o Kotori é um restaurante asiático com foco grande em robatas e pratos para compartilhar. Gosto da casa pela ideia de ir experimentando todo cardápio — e para também ficar sentado no bar.
Os bartenders, além de indicarem drinques diferenciados, conhecem muito bem o cardápio e criam uma experiência muito bacana. Minha dica experimentar o Yakitori de fígado de frango e o de Ostra de frango com cebolão.
Kotori: Rua Cônego Eugênio Leite, 639 – Pinheiros, São Paulo – SP / Sem telefone / Funcionamento: de terça a sexta, das 19h às 23h; sábado, das 12h às 16h e das 19h às 23h; domingo, das 12h às 16h.
Barú Marisquería
Além de ser o estilo de cozinha que eu mais gosto, o Barú Marisquería tem uma pegada latina, em um ambiente bem agradável e faz parte da lista Bib Gourmand do Guia Michelin.
É difícil escolher o que comer na casa comandada pelo chef Dagoberto Torres: tudo é muito bom. Mas me sinto no Peru quando peço os ceviches, os peixes na brasa e o lambe-lambe de vôngole.
Barú Marisquería: Rua Augusta, 2542 – Bela Vista, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3062-0898 / Funcionamento: de terça a quinta, das 12h às 15h e das 19h às 22h; sexta e sábado, das 12h às 16h e das 19h às 22h; domingo, das 12h às 17h.
Sushi Yassuh Liberdade
O Sushi Yassuh Liberdade fica no bairro da Liberdade e abriu as portas em 1972. Vou lá desde pequeno para comer o Sukiyaki, um tipo de fondue japonês feito na mesa.
Foi minha mãe que me apresentou e me ensinou a comer com ovo cru no chawan, um tipo de tigela que usamos nas refeições. Vamos “chuchando” os vegetais e a carne e pode parecer estranho na primeira vez, mas o umami que cria não tem palavras.
Sushi Yassuh Liberdade: Rua Thomaz Gonzaga, 98 – Liberdade, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3209-6622 / Funcionamento: de segunda a sexta, das 11h30 às 16h e das 18h às 21h; sábado, domingo e feriados, das 12h às 21h.