A chef gaúcha Carol Albuquerque colheu experiência e conhecimento nos melhores restaurantes durante sua carreira. Ela já passou por casas estreladas e reconhecidas, como Maní, Chez Claude, Clos e Refúgio, e, agora, inaugura o próprio empreendimento em São Paulo: o Fresta.
O restaurante-bar fica localizado no coração de Pinheiros e apresenta a cozinha plural e com multirreferências de Carol, que também se especializou em liderar a implementação de restaurantes festejados na capital, como o Taraz, de Felipe Bronze, no hotel Rosewood.
“Eu me envolvo em tudo: da reforma do espaço, passando pelo conceito, escolha dos pratos e da equipe”, resume a Carol sobre o seu trabalho.
A seguir, a chef indica seus restaurantes prediletos na capital paulista. De culinária mediterrânea, japonesa e saudável, há opções para todos os gostos.
Conheça 6 restaurantes em São Paulo, segundo a chef Carol Albuquerque:
Tordesilhas

Adoro o clima familiar e acolhedor do restaurante Tordesilhas, localizado na Alameda Tietê, no Jardins. Outro aspecto que me fascina é a cozinha da Mara Salles, que cresceu vendo a mãe fazer um trabalho incrível e desenvolveu uma pesquisa profunda sobre a culinária brasileira.
Amo o bobó de camarão, os bolinhos “errados” de mandioca fritos, a casquinha de siri, a pimenta da casa e a caipirinha de caju com limão.
Restaurante Tordesilhas: Alameda Tietê, 489 – Jardins, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3107-7444 / Horário de funcionamento: terça a sexta, das 19h às 23h30; sábado, das 12h às 17h e das 19h30 às 23h30; domingo, das 12h às 17h.
Pato Rei

O Pato Rei, em Pinheiros, é um café japonês que serve comidinhas deliciosas para todos os momentos do dia — também há outra unidade na Berrini. Guardo um carinho pelo café, pois fez parte dos meus passeios diários de carrinho com o meu filho Frans quando ele era pequeno.
Adoro o clima despojado e os degraus na frente da entrada da casa, onde podemos sentar ao ar livre para tomar um café. Sempre tomo um ginger ale, que é muito saboroso e refrescante. Também gosto muito do expresso com leite, que é cremoso e equilibrado.
Pato Rei: Rua Ferreira de Araújo 353 – Pinheiros – São Paulo-SP / Tel.: (11) 3816-7979 / Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 9h às 17h; de sexta a domingo, das 9h às 19h.
Futuro Refeitório
Adoro almoçar um bowl de salada que tem no cardápio do Futuro Refeitório, restaurante que guarda uma memória afetiva em Pinheiros. O prato pode ser acompanhado de arroz integral, folhas e vários itens indicados no menu, que o comensal pode escolher conforme preferir.
No meu caso, coloco sempre abacate, ovo, brócolis, pepino japonês, tomate-cereja, queijo fresco, farofa de pão, dukkah e um molho de amendoim. Fica muito bom!
Além disso, a casa oferece bebidas geladas sem álcool, que são muito refrescantes e gostosas. Em especial, indico pedir a limonada de coco queimado e o drinque buena onda, que leva suco de limão, xarope de pêssego, manjericão e especiarias.
Futuro Refeitório: Rua Cônego Eugênio Leite, 808 – Pinheiros – São Paulo-SP / Tel: (11) 3085-5885 / Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 8h às 23h; sábado, das 9h às 23h; domingo, das 9h às 16h.
Lida Padaria

A Lida Padaria, também em Pinheiros, tem uma proposta que eu amo: a de trabalhar somente com grãos integrais. Para completar, os ingredientes são moídos em um moinho próprio da casa para a produção dos pães.
Em especial, alguns itens me chamam muito a atenção. É o caso do pão de sementes e o bolo de milho e ricota, além das opções semanais de folhados.
Lida Padaria: Rua João Moura, 911 – Pinheiros – São Paulo -SP/ Tel.: (11) 99577-5432 (WhatsApp)/ Horário de funcionamento: quarta a sexta, das 11h às 19h.
Aiô Restaurante

É muito legal ver o trabalho de uma nova geração de cozinheiros com tanta qualidade, técnica e sabor como no Aiô Restaurante, casa de culinária taiwanesa na Vila Mariana. O envolvimento dos chefs Victor Valadão e Caio Yokota, sócios do Mapu também traz uma pessoalidade ímpar para a casa.
Os sócios se permitem arriscar, explorar e colocar em prática novas ideias, ousar com os temperos, técnicas e iguarias tão típicas de Taiwan, ilha do continente asiático bem próxima da China, mas que possui uma cozinha única. Essa combinação de fatores torna tudo muito saboroso e bonito.
Para completar, o Aiô entrou para o Guia Michelin 2024 na categoria Bib Gourmand, que avalia restaurantes com ótima qualidade e bom custo-benefício.
Aiô Restaurante: Rua Áurea, 307, Vila Mariana – São Paulo – SP / Tel.: (11) 5083-4778 / Horário de funcionamento: terça a sábado, das 19h às 22h50
Sushiguen

Sentar no balcão e se deixar levar pelos sushis, sashimis e outros preparos do chef Takeshi Shimizu no Sushiguen, no bairro Paraíso, é pura emoção. Meu destaque vai para o cuidado e para a tradição que existe no trabalho que a casa faz.
Prova de que vale a pena conhecer e frequentar o endereço é que o local marcou 78,50 pontos e entrou no guia La Liste 2025 — que teve 14 estabelecimentos brasileiros na lista divulgada no ano passado.
Todos os anos, o ranking compila os mil melhores restaurantes do mundo de acordo com uma extensa base de dados, pautada por guias, publicações e avaliações de clientes de 200 países.
Sushiguen: Rua Manuel da Nóbrega, 76 – Loja 13 – Paraíso, São Paulo–SP / Tel.: (11) 5461-0787 / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 11h30 às 14h30 e das 18h às 22h; sexta e sábado, das 11h30 às 14h30 e das 18h às 22h30; fechado aos domingos e feriados.
Guia Michelin anuncia 68 novas estrelas a restaurantes na França