Antes de assumir o balcão do Soul Botequim, no Brooklin, Isabel Gasparri trabalhou como bartender em redes hoteleiras de bandeira francesa na cidade de São Paulo.
Formada pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS/SP), a profissional atua hoje também como sommelier e atualmente é chefe de bar do Soul Botequim. É na casa na zona sul da capital paulista que ela pode ser vista preparando coquetéis como penicillin, hibiscus margarita e até fileiras de negroni.
Fora de seu balcão, Isabel experimenta outros goles pela capital paulista, frequentando bares no centro e em Pinheiros, por exemplo. A seguir, confira os endereços prediletos da sommelier e bartender Isabel Gasparri para beber bem em São Paulo:
Com a proposta de pôr em evidência drinques clássicos que foram esquecidos pelo público em geral, a carta do Fel contém coquetéis do final do século 19 e das primeiras décadas do século 20 junto de informações relativas às fontes de onde a receita foi retirada e o perfil da bebida. Considero um verdadeiro exercício de pesquisa e de curadoria etílica.
E “a cereja do drinque”, como brinco, é a sua localização, já que o bar fica no térreo do icônico Edifício Copan, no centro de São Paulo.
Fel: Térreo do Edifício Copan; Avenida Ipiranga, 200 – República, São Paulo – SP / Sem telefone / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 17h à 0h; sexta-feira, das 17h à 1h; sábado, das 12h à 1h; domingo, das 14h às 22h.
Psicodelia, inovação, provocação, um ambiente descolado e, claro, muita cerveja artesanal, drinques e comidinhas especiais. Assim descrevo o Hocus Pocus.
A criatividade permeia o bar, refletindo inclusive na elaboração dos 18 tipos de chope e no universo mítico das personagens que estampam os rótulos. Localizado no boêmio bairro de Pinheiros, é um lugar singular para amantes de boas bebidas e de boa gastronomia.
Hocus Pocus SP: Rua Fernão Dias, 690 – Pinheiros, São Paulo – SP / Sem telefone / Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 17h à 0h; sábado, das 13h à 0h; domingo, das 12h às 21h.
O Espaço Zebra é um ambiente que incorpora ateliê, galeria de arte e um balcão de drinques. É um desses lugares ímpares que deve ser redescoberto a cada visita.
O balcão, que é comandado por Néli Pereira, é um local ideal para experimentar delícias do nosso Brasil: jambu, cataia, uvaia, cambuci, tiquira e tantos outros nomes um tanto quanto esquecidos (ou desconhecidos) pelos paulistanos. É um bar na área do bairro do Bixiga para quem tem sede de cultura e de Brasil.
Espaço Zebra: Rua Major Diogo, 237 – Bela Vista, São Paulo – SP / Tel.: (11) 91653-3120 / Horário de funcionamento: sexta e sábado, das 19h à 0h (fechado no início de 2024 até depois do Carnaval)
Pizza e drinques, música e arte: quem resiste? Não foi à toa que O Picco está na lista dos 50 Best Discovery, braço do 50 Best Restaurants que elege algumas das melhores descobertas em cidades ao redor do mundo.
Para mim, o maior destaque da carta de drinques fica por conta dos coquetéis autorais, que combinam destilados e outros ingredientes tradicionalmente associados à coquetelaria clássica a elementos brasileiros.
Um dos melhores detalhes é que a casa fica pertinho da Praça Benedito Calixto, local que está no coração do paulistano.
O Picco: Rua Lisboa, 294 – Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3081-0066 / Horário de funcionamento: terça a domingo, das 18h à 0h.
Compartilhe: