quarta-feira, outubro 2, 2024
InícioViagem & GastronomiaOnde comer e beber em Cartagena: 15 restaurantes e bares na cidade

Onde comer e beber em Cartagena: 15 restaurantes e bares na cidade

Uma das cidades mais vibrantes de toda a América Latina, Cartagena é também um celeiro de bons restaurantes e bares. Enquanto sua história é preservada na cidade amuralhada, novos capítulos são escritos com a ajuda de chefs e bartenders locais, que nos oferecem o melhor dessa região caribenha da Colômbia.

Sempre fico fascinada com as cores, a energia e os sabores que Cartagena me presenteia. Não foi à toa que a cidade ganhou dois episódios especiais durante a quinta temporada do CNN Viagem & Gastronomia, em que mergulhei em sua história, hotéis, praias e em seus ingredientes.

Ideal para ser curtida durante as férias, ou até mesmo para ser aproveitada em um feriadão prolongado, Cartagena é um destino onde calor, agito, frutos do mar fresquíssimos e drinques surpreendentes são sempre garantidos.

A seguir, confira 15 restaurantes e bares para colocar na sua lista em uma próxima viagem à Cartagena:

Restaurantes em Cartagena

Caranguejo com ensopado típico servido no Celele, um dos melhores restaurantes da América Latina / CNN Viagem & Gastronomia

Atualmente no 16º lugar na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina, a casa no colorido bairro de Getsemani é fruto da pesquisa do chef Jaime Rodriguez pelos sabores e ingredientes da costa caribenha da Colômbia. As criações contemporâneas do chef tentam traduzir esta porção do Caribe por meio de seus ingredientes e combinações. O resultado é uma refeição provocativa e sensorial.

Um exemplo é o caranguejo de São Bernardo, arquipélago bem próximo de Cartagena, que é combinado com uma receita de ensopado chamado de “machucado de ají dulce”, típico de Montes Maria, região agrícola dos arredores. Frango crioulo confitado, burrata com leite de búfala e lagosta com kimchi caribenho também estão entre as opções.

Celele: Calle del Espíritu Santo, Cra. 10c #29-200, Getsemaní, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 12h às 15h e das 19h às 23h; fechado aos domingos. 

Novidade no centro histórico, o Rabo de Pez é capitaneado pelo chef Alejandro Ramirez Gomez, natural de Bogotá, que faz aqui uma cozinha de autor influenciada por técnicas francesas e japonesas. Da cozinha, saem pratos baseados em ingredientes colombianos locais e sustentáveis.

A casa se estende por dois andares e é uma das primeiras da região a maturar peixes no próprio salão. Dentre os itens de entrada, dão as caras a arepa de mandioca com carpaccio de picanha maturada e o tartare de sépia. Entre os principais há desde polvo no carvão com mil-folhas de batata defumada até pescado do dia com crocante de arroz negro e ainda costeleta de porco e panceta suína com pêssegos em conserva.

Rabo de Pez: Edificio Andian, Cl. 32 #5 – 09 Local 3, El Centro, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 12h às 15h e das 19h às 23h; sábado, das 19h às 23h; fechado aos domingos. 

Ceviche no coco do restaurante Alma, em Cartagena
Alma é restaurante imperdível no centro histórico; na imagem, ceviche servido no coco / Daniela Filomeno

Situado dentro da Casa San Augustín, hotel boutique no centro histórico, o Alma apresenta uma cozinha costeira do Caribe e do Pacífico colombiano, em que ingredientes do mar e da terra são priorizados, com destaque para os frutos do mar superfrescos. O chef Heberto Eljach busca a interação da nova gastronomia colombiana com técnicas italianas e francesas para traduzir os pratos locais.

Empanadas de lagosta e ceviche no coco com base de camarão e polvo acompanhado de torresmo de porco crocante são alguns dos itens. De prato principal, o pescado do dia sempre é boa pedida junto dos arrozes caldosos. De sobremesa, não há erro com as frutas com merengue.

Alma: Calle de la Universidade #36-44, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: aberto todos os dias das 12h às 23h para almoço e jantar; música ao vivo de quarta-feira a sábado, com som cubano das 19h30 às 22h30.

Com uma unidade em Bogotá, o Salón Tropical desembarcou neste ano em Cartagena em pleno bairro de Getsemani com uma casa de pegada despretensiosa, ampla e arejada. Da cozinha, saem frutos do mar frescos provenientes de pescadores locais.

Fazem parte do menu ceviches, crudos, tiraditos, tartare e tostadas, assim como pratos grelhados que abrangem carnes bovinas, peixes e mariscos, como camarões, polvo, costela e wagyu. Em certos dias da semana, o ambiente é embalado por uma trilha sonora ao vivo.

Salón Tropical: Cra 10c, Cl. de la Lomba #28-36, Getsemaní, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 12h às 23h; domingo e feriados, das 12h às 17h. 

Ambiente do Candé Cocina, em Cartagena
Ambiente do Candé Cocina, em Cartagena / Reprodução/Facebook

Localizado no bairro San Diego, o Candé tem como missão servir uma comida 100% de Cartagena. Ceviches, entradas com lula, camarão e mexilhão, arepas de ovo com carne, diferentes arrozes e porções grandes de peixes podem traduzir bem o objetivo.

A “lagosta ditadora” também é destaque: é uma lagosta grelhada com camarão e lula em molho cremoso com rum local que acompanha arroz de coco e banana verde frita. Vale destacar que a casa também trabalha com menu vegano e vegetariano e abre a partir do café da manhã.

Restaurante Candé: San Diego, Cra 10, Cl. de la Serrezuela #No 39-02, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: segunda a quarta-feira, das 7h às 23h; quinta a sábado, das 7h às 23h30; domingo, das 7h às 22h. 

  • Carmen Restaurante Cartagena

Um dos três ambientes do Carmen, restaurante contemporâneo de Cartagena das Índias, na Colômbia
Um dos três ambientes do Carmen, restaurante contemporâneo em Cartagena / Daniela Filomeno

Dentro de uma casa intimista e aconchegante, o Carmen é um dos restaurantes mais gostosos de Cartagena. O salão se estende em três ambientes diferentes, onde são servidos pratos contemporâneos com sabores colombianos. Espere no menu criações com caranguejo, pargo, lagosta, pato e barriga de porco frita.

Acompanhados por drinques autorais e uma carta de vinhos selecionada, os pratos refletem os sabores da região e o trabalho de artesãos, pescadores e agricultores dos arredores.

Carmen: Calle 38 # 8-19, Calle del Santísimo, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: almoço de quarta a sexta-feira, das 12h às 15h, e de sábado e domingo, das 12h30 às 15h30; jantar de segunda a quinta-feira e domingo, das 18h30 às 22h, e de sexta e sábado, das 18h30 às 22h30. 

Pratos do restaurante Mistura, de Cartagena
Restaurante Mistura une a culinária peruana com a japonesa em Cartagena / Reprodução Facebook

Com unidades também em Medellín e em Barranquilla, o Mistura é um restaurante de conceito nikkei, ou seja, que faz uma fusão da culinária japonesa com a peruana, mas aqui também com toques colombianos. No cardápio, brilham itens com frutos do mar e peixes.

Diferentes tipos de sushi, ceviches, risotos, saladas e carnes ainda recheiam o menu. A casa é conhecida por ser uma das mais queridas por turistas e regularmente leva agito aos comensais com música ao vivo.

Mistura Cartagena: Calle Segunda de Badillo, em frente ao parque Fernández de Madrid, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: segunda a quarta-feira, das 12h30 às 23h; quinta e sexta, das 12h30 à 0h; sábado, das 12h30 às 16h e das 19h à 0h; domingo e feriados, das 12h30 às 23h. 

O Juan del Mar é um dos mais típicos restaurantes de Cartagena e entre os melhores de frutos do mar da região. Conhecido pelo ambiente festivo, ele fica em uma casa histórica na Plaza San Diego.

Camarões, peixe branco, polvo, lulas, atum e lagostas são protagonistas da casa, mas também ganham espaço no menu entradinhas, sopas, saladas, massas e pizzas gourmet de massa fina. No bar, dominam os drinques autorais, vinhos e licores.

Juan del Mar: Plaza de San Diego 8-12, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h30 às 15h30 e das 18h30 às 23h. 

Pratos do restaurante La Cocina de Pepina, em Cartagena
Pratos do La Cocina de Pepina, onde comidas típicas e caseiras da Colômbia ganham destaque / CNN Viagem & Gastronomia

Referência gastronômica em Cartagena, a casa de poucos lugares no bairro de Getsemani é uma boa dica para experimentarmos uma comida colombiana caseira e saborosa. O restaurante honra o legado de María Josefina Yances Guerra, socióloga e cozinheira que se destacou com pesquisas e práticas culinárias sobre o Caribe colombiano.

Pimentões recheados, berinjela em conserva, ceviche de corvina, camarão ao molho de abacate e bolinhos de banana-da-terra fazem parte de uma bandeja de entradas. Já entre os pratos principais, uma das pedidas mais típicas é a galinha ensopada com coco e vegetais.

La Cocina de Pepina: Calle 25, #9-6, local 2, Getsemani, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: domingo e segunda das 12h às 16h; terça a sábado das 12h às 16h e das 19h às 21h30.

No coração do centro histórico se encontra o La Escribana, casarão preservado que abriga hoje o Mar y Zielo, liderado pela chef Maria Stella Zapa Fernandez. O local tem três ambientes, incluindo cava, salão principal e rooftop, em que ganha destaque a cozinha de autor com foco no território colombiano.

As entradas podem abranger crudo do dia e pescada branca com coco e patacón; já os principais misturam de tudo um pouco: o prato “Exploracion” chega à mesa com frango, porco, milho e hogao (típico molho colombiano), e o “Titote Mar y Terra” vem com mariscos, torresmo e arroz de coco.

Mar y Zielo: Casa La Escribana, Calle Del Arzobispado, Cra. 5 #34-63 Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: terça-feira, das 18h30 às 22h; quarta e quinta, das 12h às 15h e das 18h30 às 22h; sexta e sábado, das 12h às 15h e das 18h30 às 23h; domingo e segunda, das 12h às 15h e das 18h30 às 22h. 

Bares em Cartagena

Daniela Filomeno no Alquímico, eleito um dos melhores bares da América Latina
Daniela Filomeno no Alquímico, eleito um dos melhores bares da América Latina / CNN Viagem & Gastronomia

O Alquímico é daqueles lugares que colocaram a coquetelaria de Cartagena no mapa mundial. Situado em um casarão de três andares na Calle del Colegio, ele é atualmente o 9° melhor bar do mundo na lista do 50 Best Bars, considerado também o melhor bar de toda a América do Sul.

Cada andar possui diferentes tipos de coquetelaria, cenário ideal para experimentarmos diferentes drinques ao longo da noite. Do primeiro andar, batizado de Inferno, passamos para o Purgatório e, finalmente, chegamos ao Céu. Drinques inspirados na Colômbia são melhor aproveitados no primeiro nível, com música alta e energia animada, mas se desejar coquetéis mais clássicos, é só subir alguns lances de escada.

Alquímico: Calle del Colegio #34-24, Centro, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: todos os dias, a partir das 18h. 

Ambiente do El Coro Lounge Bar, dentro do Sofitel Legend Santa Clara
Ambiente do El Coro Lounge Bar, dentro do Sofitel Legend Santa Clara / Reprodução/Instagram

Imagine um bar que ocupa o antigo coral de um convento. Assim é o El Coro Lounge Bar, no térreo do Sofitel Legend Santa Clara, icônico hotel de Cartagena que guarda uma história de mais de 400 anos.

Com uma atmosfera relaxada, o bar apresenta coquetéis autorais e clássicos, ótimo para pedir mojitos e pisco sour. Para acompanhar, o menu apresenta algumas tapas — pense em ceviche, coquetel de camarão, batatas com trufas, tartare e jamón ibérico. De quebra, a música ao vivo deixa hóspedes e não hóspedes animados para começar a noite.

Vale dizer que o hotel ainda possui o Botika, bar no rooftop com vistas para o mar, e o restaurante 1621, considerado um dos melhores da cidade.

El Coro Lounge Bar: dentro do hotel Sofitel Legend Santa Clara / Horário de funcionamento: todos os dias, das 15h à 0h. 

  • El Barón Cafe & Cocktail Bar

Mesas em ambiente externo do El Barón, bar em Cartagena
El Barón fica na Plaza de San Pedro Claver e oferece mesas em ambiente externo / Reprodução/Instagram

Em plena Plaza de San Pedro Claver, a pequena e descolada casa está entre os 500 melhores bares do mundo, segundo a lista Top 500 Bars. É um dos grandes exemplos da coquetelaria moderna de Cartagena, com drinques clássicos e autorais, a exemplo do Rosarito, que leva mezcal, abacaxi, suco de limão, um pouco de açúcar, bitter picante, angostura e sal defumado.

Com poucas mesas em seu interior e outras na calçada, o endereço tem carta com sabores arrojados. Além das bebidas, o menu é regido por tapas e comidas bem temperadas para serem beliscadas.

El Barón Cafe & Cocktail Bar: Plaza San Pedro Claver Cra. 4 #31-7, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: segunda a quarta-feira, das 16h à 0h; quinta e sábado, das 11h à 1h; domingo, das 11h à 0h. 

  • Agua de Leon – Bar Restaurante

Em Cartagena, a junção de uma loja descolada com um restaurante moderno no centro histórico resulta no Agua de Leon. A casa apresenta uma decoração contemporânea com toques de sofisticação, em que atrai bastante gente jovem, o que explica a música alta em certas ocasiões.

Barriga de porco, tiradito, lobster roll, patatas bravas e hambúrguer estão no cardápio junto de uma carta de drinques autorais e clássicos. Se quiser apostar em um doce, a sobremesa assinatura da casa é o bolo tres leches.

Agua de Leon – Restaurante Bar: Calle de Ayos 4-46, Cartagena das Índias, Colôlmbia / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 12h às 23h; sexta e sábado, das 12h à 0h; domingo, das 12h às 23h. 

Fachada do Café Havana, em Cartagena
Fachada do Café Havana, um pedacinho de Cuba em Cartagena / Reprodução/Instagram

Situado em uma esquina de Getsemani, o Café Havana foi um dos responsáveis por agitar o bairro e por colocá-lo na rota turística da cidade. Com música ao vivo todas as noites e uma carta com foco em mojitos, o bar é como um pedacinho de Cuba em plena Cartagena.

Isso significa que as filas podem ser grandes, mas uma vez lá dentro, a festa dura madrugada adentro, regada também a cuba libre, daiquiri e outros coquetéis clássicos embalados pelo som de bandas animadas de salsa. Uma taxa de entrada é cobrada.

Café Havana: esquina da Cra. 10, Getsemani, Cartagena das Índias, Colômbia / Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, a partir das 20h. 

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui