A sommelière Maíra Freire, responsável pelo novo wine bar Libô, iniciou sua trajetória na arte que envolve aromas, sabores, visão e comunicação interpessoal há 15 anos.
Formada pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP), ela trabalhou no restaurante do Hotel Emiliano, em São Paulo, antes de se mudar de volta para o Rio de Janeiro, em 2012. Na cidade, Maíra passou a gerenciar o Zazá Bistrô, em Ipanema, e foi quando começou a estudar no curso internacional Wine & Spirit Education Trust (WSET).
Foi nesse período, em 2014, que ela se aprofundou no estudo de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais, os quais podem ser encontrados no Libô, em Botafogo. Além disso, Maíra é responsável pela carta de vinhos do Lasai, restaurante duas estrelas Michelin do chef Rafa Costa e Silva, onde seu trabalho foi reconhecido e, em 2024, ela se tornou a primeira brasileira a receber o prêmio Michelin Sommelier do Guia Michelin.
Junto com a chef Manu Zapa, Maíra também criou a Primeira Taça, uma feira de vinhos livres — orgânicos, biodinâmicos e naturais — que acontece no Rio de Janeiro desde 2023.
Veja 6 bares e restaurantes para conhecer no Rio de Janeiro:
Tão Longe, Tão Perto

Localizado no Botafogo, o Tão Longe, Tão Perto é um bar de vinhos com curadoria impecável de rótulos brasileiros da sócio-fundadora Gabi Monteleone, vinho on tap ou no growler de um litro. Vou lá relaxar, tomar vinhos que gosto e comer da seleção primorosa de queijos e embutidos do mar do projeto A.Mar.
Eles também têm o projeto de curadoria de vinhos nacionais, chamado Na Torneira, que prioriza a agricultura familiar e pequenos produtores. As bebidas são armazenadas em barris para serem servidas na torneira, como o próprio nome sugere.
Tão Longe, Tão Perto: Rua Fernandes Guimarães, 93, Botafogo, Rio de Janeiro / Tel.: (11) 94512-8416/ Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 18h à 1h; aos domingos, das 16h às 23h.
Slow Bakery

Além de pães maravilhosos, com casca firme e a massa de aspecto airado, a Slow Bakery tem uma super seleção de vinhos naturais com curadoria do próprio Rafa Brito Pereira, sócio das três unidades da casa no Rio de Janeiro.
Seja no Leblon ou em Botafogo, você encontra belezas brasileiras, como os vinhos da Vinhas do Tempo, de Daniel Lopes, assim como ótimos importados. É para passar a tarde bebericando e beliscando!
The Slow Bakery: Rua General Polidoro, 25, Botafogo, Rio de Janeiro/ Tel.: (21) 99091-5947 (WhatsApp)/ Horário de funcionamento: terça a sábado, das 8h às 20h. Veja os endereços das outras unidades nos canais oficiais do estabelecimento.
Isca
Das coisas divertidas que só o Rio oferece, o Isca disponibiliza uma portinha numa parte tranquila do bairro da Glória. Com mesas na rua e uma influência basca nos pintxos diversos, o público pode se deliciar com croquetes, tortillas, peixe curado e vinagrete ao polvo.
O mais surpreendente da casa? A seleção de vinhos. Afinal, é uma carta curta, diversa e divertida de coisas que adoro e tem tudo a ver com o clima quente da cidade. Indico pedir o austríaco Rosza, do Koppitsch.
Isca: Rua do Russel, 724, loja A, Glória, Rio de Janeiro/ Horário de funcionamento: de quarta a sábado, das 17h30 às 00h30; domingo, das 15h às 22h.
Lilia

O restaurante Lilia, na rua do Senado, é uma belezura que ocupa um sobrado antigo na Lapa, no centro da cidade. Com uma comida criativa, cheia de técnica, frescor e personalidade, a casa entrou para a categoria Bib Gourmand, que destaca locais com bom custo-benefício, do Guia Michelin, em 2024.
Sob os comandos do sócio Lucio Vieira, a casa serve pratos como copa lombo, com purê de berinjela defumada com mel, além de quiabo tostado, vinagrete de maçã verde e hortelã, azedinha e demi glace. Também destaco o primor da carta de vinhos, elaborada por Alain Inglês.
Lilia: Rua do Senado, 45, Lapa, Rio de Janeiro/ Tel.: (21) 98777-5660/ Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 11h30 às 15h e das 19h30 às 22h; sábados, das 12h às 16h e das 20h às 22h30.
Fatchia
Nem só de vinho vive um sommelier! Então, vou ao listening bar Fatchia, que também serve petiscos e pizzas, para tomar uns drinques muitíssimo bem executados na temperatura certa — fundamental no Rio de Janeiro. Por lá, encontro opções clássicas e autorais, cheias de frescor.
Também vale destacar o sistema de som de primeira e a seleção enorme de discos à venda. A casa não aceita reservas.
Fatchia: Rua Benjamin Constant, 8, Glória, Rio de Janeiro/ Horário de funcionamento: quarta, quinta e domingo, das 19h às 00h; sexta e sábado, das 19h à 1h.
Libô

Para finalizar, claro que preciso indicar o meu próprio bar de vinhos naturais: o recém-inaugurado Libô, uma parceria minha com a chef Roberta Ciasca, que ocupa um casarão centenário em Botafogo.
Sou suspeita para falar, mas adoro passar minha tarde de domingo entre os pratinhos da Roberta, bebericando um Jerez Manzanilla. Também adoro pedir um prato de queijos para acompanhar uma taça de Madeira.
Libô: Rua Conde de Irajá, 90, Botafogo, Rio de Janeiro/ Tel.: (21) 96729-8171 (WhatsApp)/ Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 18h30 às 23h; sexta, das 18h30 às 00h; aos sábados, das 12h às 00h; aos domingos, das 12h às 17h.