sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioGeralOnda de calor vai afetar cidade de São Paulo até 14 de...

Onda de calor vai afetar cidade de São Paulo até 14 de maio

Uma onda de calor atípica castiga a cidade de São Paulo, enquanto os Estados do Sul do país lidam com tempestades. O tempo seco e quente quebrou recordes de temperatura na capital paulista, com a ausência de chuvas significativas há 20 dias, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo.

A Defesa Civil está em estado de atenção para altas temperaturas desde o fim de abril. Enquanto isso, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um aviso de grande perigo devido à onda de calor que atinge também outros Estados. São os casos, por exemplo, do Rio de Janeiro, de Mato Grosso do Sul e partes de Minas Gerais e Goiás. A previsão é de temperaturas acima dos 30°C e umidade do ar em torno de 30%.

A condição meteorológica é influenciada por uma massa de ar quente e seco que impede a formação de nuvens. Essa condição eleva as temperaturas e reduz a umidade do ar. O cenário aumenta o risco de incêndios florestais e prejudica a qualidade do ar, o que afeta, principalmente, pessoas com problemas respiratórios.

Na segunda-feira 6, a temperatura máxima na cidade de São Paulo foi de 30,8°C, com umidade do ar média de 30,9%. O recorde de temperatura para o mês de maio foi registrado no último fim de semana, com média de 32,4°C, acima da média histórica de 23,4°C.

Previsão de continuidade da onda de calor em São Paulo

Onda de calor
Segundo empresas de meteorologia, a cidade de São Paulo permanecerá com temperaturas elevadas no decorrer dos próximos dias | Foto: Reprodução/Freepik

Para os próximos dias, sob a condição de onda de calor, a previsão para a cidade de São Paulo é de continuidade do tempo quente e seco, com temperaturas superiores a 30°C e baixa umidade do ar. Nesta terça-feira, 7, a mínima foi de 19°C e a máxima chegou a 32°C.

Leia mais

Nesta quarta-feira, 8, a máxima pode chegar a 33°C, com possibilidade de chuviscos à noite, principalmente na zona sul da cidade. Essas condições devem se repetir nos dias seguintes, com temperaturas altas.

De acordo com a previsão do tempo, uma nova frente fria deverá chegar à cidade de São Paulo na próxima terça-feira, 14. O fenômeno será responsável por levar chuvas e diminuir a temperatura máxima da capital paulista para 22°C. Dessa forma, a onda de calor que afeta a região chegará ao fim.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui