Uma grande massa de ar seco e quente vai trazer calor forte e intenso para grande parte do Brasil nos próximos dias. A onda de calor afeta principalmente o Centro-Oeste, o Sudeste, o Norte e o Nordeste. As regiões devem registrar máximas acima de 35ºC em muitas cidades. O site MetSul Meteorologia divulgou a previsão do tempo nesta quinta-feira, 18.
O calor mais intenso será registrado em Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Pará, Amazonas, Maranhão, Piauí e Ceará. Algumas cidades podem atingir até 38ºC. A tendência é que a massa de ar quente e seco se intensifique gradualmente, o que amplia a área de calor extremo.
Em Cuiabá, as temperaturas permanecerão acima dos 35ºC por pelo menos dez dias, com picos de até 38ºC na próxima semana. Na Amazônia, as máximas poderão alcançar de 37ºC a 38ºC, o que resulta em índices de calor muito elevados por causa da umidade da floresta.
Estados com clima mais seco, como Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará (no interior), também enfrentarão temperaturas altas, agravadas pelo sol forte. No Sudeste, o calor será mais intenso no oeste e no norte de Minas Gerais e no interior de São Paulo.
Calor atinge o Sul
Em Belo Horizonte, a temperatura permanecerá estável. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as noites continuarão frias e as tardes, agradáveis. No Sul do Brasil, algumas regiões terão tardes mais quentes, mas sem extremos de calor.
Nesta quinta-feira, Cuiabá e várias cidades de Mato Grosso registraram máximas de 35ºC. Em Mato Grosso do Sul, Corumbá atingiu 35,2ºC. Porto Velho, em Rondônia, registrou 35,5ºC. Em Manicoré, no Amazonas, a temperatura chegou a 36,3ºC.
Leia também:
No Pará, Placas e Redenção marcaram 36ºC, e Pedro Afonso, em Tocantins, atingiu 36,2ºC. Nos Estados do Ceará, Maranhão e Piauí, as temperaturas também ultrapassaram os 35ºC.