sexta-feira, abril 18, 2025
InícioGeralonda de calor e tempestades atingem o Brasil

onda de calor e tempestades atingem o Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para condições climáticas severas na Região Norte, entre esta segunda-feira, 10, e esta terça-feira, 11. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), combinada com calor e umidade elevados, pode gerar chuvas de até 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h.

As áreas mais afetadas incluem uma faixa do Acre ao Maranhão e passa por Rondônia e Mato Grosso. Além disso, um aviso amarelo foi emitido para chuvas intensas em diversas partes do país, com precipitações de até 50 mm e ventos de até 60 km/h.

No Centro-Oeste, temporais são esperados em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e oeste de São Paulo. O Inmet emitiu um aviso amarelo de perigo potencial nessas regiões e prevê tempestades e possível queda de granizo até esta terça-feira.

Inmet alerta população

Mapa do Inmet
Mapa mostra as regiões afetadas pelos alertas | Foto: Reprodução/Inmet

Segundo o instituto, as condições meteorológicas demandam cautela da população, principalmente por causa de volumes expressivos de chuva e ventos intensos previstos.

No Sul do Brasil, uma onda de calor afeta Santa Catarina, o que inclui o sul do Estado, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, com previsão de persistência até quarta-feira 12. Para o Rio Grande do Sul, o Inmet emitiu um alerta vermelho de grande perigo, válido até esta terça-feira, com temperaturas que podem superar a média histórica em até 5°C.

O Inmet recomenda que a população tome medidas para se proteger do calor intenso, como evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e se manter hidratada. As autoridades locais estão em alerta para prestar assistência em caso de emergências relacionadas às altas temperaturas.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui