Estudantes do ensino fundamental e médio podem se inscrever para a 28ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) até o dia 1º de maio. A participação da competição é gratuita.
O objetivo da OBA é estimular o interesse dos alunos por astronomia, astrofísica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica.
São quatro níveis da olimpíada:
As provas acontecerão no dia 16 de maio nas escolas participantes. Depois disso, os professores deverão baixar um aplicativo para escanear o cartão de resposta de cada aluno e corrigir as provas.
Todos os participantes receberão certificados e os estudantes com melhores desempenhos receberão medalhas de ouro, prata ou bronze.
Além disso, os alunos do 9º ano e do ensino médio com notas iguais ou superiores a nove serão convidados para participar do processo de seleção de olimpíadas internacionais.
Os interessados podem encontrar mais informações no regulamento da competição.
As olimpíadas de conhecimento ajudam os jovens a melhorar o desempenho nas disciplinas da escola, a decidir a carreira e até mesmo a entrar nas universidades. A OBA, por exemplo, é uma das competições aceitas para ingressar na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).