sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaOlhar Espacial revela projeto da UBA envolvendo o cometa Halley

Olhar Espacial revela projeto da UBA envolvendo o cometa Halley

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, observadores do céu têm uma excelente programação para o fim de semana: o pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas. Esse fenômeno acontece quando a Terra atravessa a parte mais densa da trilha de detritos do cometa Halley. 

Cada pequeno fragmento deixado pelo objeto, ao atravessar a atmosfera do planeta em alta velocidade, gera um meteoro (fenômeno luminoso popularmente conhecido como “estrela cadente”). Esta é uma das duas chuvas de meteoros relacionadas ao famoso cometa – a outra é a Oriônidas, que acontece no mês de outubro, bem menos intensa.

Aproveitando a oportunidade, o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (3) vai receber o presidente da União Brasileira de Astronomia (UBA), Sanddro Lib, para falar sobre um projeto da entidade que envolve o cometa Halley.

A intenção é criar “cápsulas do tempo” junto a alunos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, que serão abertas no ano de retorno do astro aos céus do nosso planeta, que está previsto para ocorrer em 2061.

Sanddro Lib é o convidado desta sexta-feira (3) do Programa Olhar Espacial. Créditos: KK.KICKIN – Shutterstock (fundo) / Arquivo Pessoal (foto)

O convidado também vai falar sobre a história da UBA, que é a mais antiga associação astronômica do país, abordando os projetos em andamento e futuros da entidade.

Sanddro Lib é graduado em ciência da computação e física, com especialização em astronomia, mestre em engenharia de software e doutorando em educação com pesquisa focada em educação para astronomia. Seu percurso acadêmico reflete um compromisso com a excelência e uma paixão incansável pelo aprendizado contínuo.

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagram, Twitter (X), LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui