sexta-feira, abril 4, 2025
InícioCiência e tecnologiaOlhar Espacial revela os principais eventos astronômicos de 2025

Olhar Espacial revela os principais eventos astronômicos de 2025

No fim de todos os anos, desde 2003, o astrônomo amador Antônio Rosa Campos lança o Almanaque Astronômico Brasileiro, que reúne um calendário com todos os eventos astronômicos previstos para o ano seguinte. O material é publicado sempre no dia 2 de dezembro, Dia Nacional da Astronomia.

Na edição do 22º ano de circulação contínua da publicação (que você pode acessar neste link), a capa traz Dom Pedro II, patrono da astronomia no Brasil. O conteúdo oferece dados precisos para que observadores de todos os níveis possam explorar o céu noturno – incluindo detalhes sobre fases da Lua, posições planetárias, chuvas de meteoros e, especialmente, sugestões de objetos de céu profundo para cada mês.

Mas, como surgiu a ideia de criar este anuário cósmico? Como essas informações são reunidas e catalogadas? Para responder a essas e outras perguntas, Campos estará no programa Olhar Espacial desta sexta-feira (6), trazendo também os maiores destaques celestes de 2025. Imperdível, não é mesmo?

O astrônomo amador Antônio Rosa Campos, convidado desta sexta-feira (6) do programa Olhar Espacial, ao lado da 22ª edição do Almanaque Astronômico Brasileiro. Créditos: Arquivo pessoal

Militar da Reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), Campos é astrônomo amador há mais de 40 anos, com curso superior em Complementação de Estudos em Astronomia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Dedica-se atualmente à disseminação da Astronomia e Ciências Afins por meio de palestras e pela coordenação e publicação de artigos no blog Sky and Observers.

Ele é associado ao Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (CEAMIG), à Rede de Astronomia Observacional/Brasil (REA) e à organização internacional Astronomers Without Borders (AWB), além de ser coordenador do Grupo de Reconhecimento e Estudos do Céu (GREC), cujos membros se dedicam ao aprendizado contínuo do reconhecimento e da observação da esfera celeste.

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramX (antigo Twitter)LinkedIn TikTok

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui