sexta-feira, outubro 4, 2024
InícioCiência e tecnologiaOlhar Espacial conta tudo sobre a missão Hera, da Europa

Olhar Espacial conta tudo sobre a missão Hera, da Europa

Está agendado para segunda-feira (7), às 8h52 da manhã (pelo horário de Brasília), o lançamento da missão Hera, da Agência Espacial Europeia (ESA). O objetivo da espaçonave é investigar em detalhes o asteroide Dimorphos, cuja órbita foi alterada em 2022 pelo impacto de uma sonda lançada pela NASA, por meio da missão DART (sigla em inglês para Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo).

Se tudo sair conforme o planejado, a missão vai decolar a bordo de um foguete Falcon 9, da SpaceX, a partir do Cabo Canaveral, na Flórida, realizando uma manobra no espaço profundo (DSM) dentro de duas semanas, seguida por uma passagem por Marte, a uma distância de 5.000 a 8.000 km, e uma passagem por Deimos, em março de 2025. 

Missão Hera tem data backup de lançamento até 2026

Segundo a NASA, uma DSM em janeiro de 2026 coloca a Hera na direção do sistema Didymos/Dimorphos. A sequência de captura orbital começa em 14 de dezembro de 2026 e termina com a inserção em órbita no final de janeiro ou início de fevereiro de 2027. Também existem oportunidades de lançamento de backup em 2025, com chegada no final de 2030, e em 2026, com chegada no início de 2031.

Representação artística da espaçonave Hera, da Agência Espacial Europeia (ESA), que vai estudar o asteroide atingido pela missão DART, da NASA. Crédito: ESA/Gabinete de Ciência

Para saber mais detalhes tanto sobre o lançamento da Hera quanto sobre o escopo da missão, não perca o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (4), que tem como convidado Ary Martins. Fundador e diretor do Clube de Astronomia Plêiades do Sul, ele se descreve como “astrônomo e cosmólogo autodidata, professor de guitarra/violão, divulgador científico e filósofo”.

Ary Martins, divulgador científico fundador do grupo astronômico Plêiades do Sul vai conversar com Marcelo Zurita, no programa Olhar Espacial desta sexta-feira (4), sobre a missão Hera. Crédito: Arquivo Pessoal

Após o sucesso da NASA com a missão DART no redirecionamento de Dimorphos, “lua” do asteroide Didymos, chegou a vez da ESA contribuir para esses estudos com a Hera – e o Olhar Espacial desta noite é a melhor oportunidade para entender tudo sobre essa jornada que está para começar na próxima semana.

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitter (X)LinkedIn e TikTok.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui