sábado, novembro 23, 2024
InícioCiência e tecnologiaOlhar Digital transmite 4º lançamento do foguete SpaceX Starship

Olhar Digital transmite 4º lançamento do foguete SpaceX Starship

Está programado para esta quinta-feira (6), a partir das 9h da manhã (pelo horário de Brasília), o lançamento do quarto voo de teste do megafoguete Starship, da SpaceX.

O complexo veicular de 120 metros de altura formado pelo propulsor Super Heavy e a espaçonave Starship, que dá nome ao conjunto, vai decolar da Starbase, instalação de lançamento da SpaceX em Boca Chica, sul do Texas.

Starship decolando em seu terceiro voo de teste, em 14 de março de 2024. Crédito: SpaceX

Você pode acompanhar todo o processo ao vivo junto com o Olhar Digital, em todas as plataformas (no site, YouTube, Facebook, Instagram, Twitter (X), LinkedIn e TikTok), a partir das 9h. A SpaceX tem uma janela de 120 minutos para lançar a missão, de modo que a Starship possa decolar a qualquer momento entre 9h e 11h.

Objetivo do quarto voo de teste é pousar a Starship

O primeiro estágio do foguete é alimentado por 33 motores Raptor, e o estágio superior Starship por seis. Segundo a SpaceX, o veículo foi projetado para ser totalmente reutilizável e voar para destinos como a Lua, Marte ou além. 

A NASA escolheu a Starship para pousar os astronautas da missão Artemis 3 na Lua no final de 2026. Mas, antes que isso aconteça, o megafoguete precisa chegar ao espaço e provar que pode reentrar com segurança. E é disso que se trata o voo nº4.

“O quarto teste de voo muda nosso foco de alcançar a órbita para demonstrar a capacidade de retornar e reutilizar Starship e Super Heavy”, disse a SpaceX na descrição da missão. O veículo foi lançado em três voos de teste, até agora, com os dois primeiros não conseguindo chegar ao espaço. Embora o terceiro tenha atingido o feito, os estágios Starship e Super Heavy utilizados naquela ocasião se separaram ao voltar para a Terra.

SpaceX vai repetir mesmo trajeto do terceiro lançamento

O quarto voo da Starship deve durar pouco mais de uma hora, se tudo correr conforme o planejado. O trajeto será semelhante ao do terceiro voo, feito em 14 de março, que visava uma missão de 65 minutos desde o lançamento até o mergulho da Starship no Oceano Índico.

“Esta trajetória de voo não requer uma queima de deórbita para reentrada, aumentando a segurança pública enquanto ainda fornece a oportunidade de cumprir nosso objetivo principal de uma reentrada controlada da Starship”, explicou a SpaceX.

O propulsor Super Heavy, por sua vez, deve voar por quase sete minutos, com uma queima de pouso programada para seis minutos e 43 segundos após a decolagem. A SpaceX espera fazer um “pouso” controlado e um mergulho suave no Golfo do México.

Se a empresa não conseguir lançar o voo nº4 da Starship nesta oportunidade por causa do clima desfavorável, é possível que 7 e 8 de junho sejam dias de backup, segundo um aviso de fechamento de praia ao público. 

Caso um problema técnico atrase o lançamento da Starship, a SpaceX provavelmente terá que esperar até que seja resolvido para tentar novamente.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui