Um total de oito bares brasileiros, incluindo endereços de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, estão entre os 500 melhores do mundo em 2024. É o que aponta a edição atual do ranking Top 500 Bars, divulgada na íntegra no último domingo (10) e que é compilada a partir de dados da internet.
O bar mais bem colocado entre os endereços nacionais é o paulistano Tan Tan, liderado por Thiago Bañares, que figura na 39ª posição.
De pegada contemporânea oriental, o endereço apresenta uma caprichada coquetelaria autoral e havia conquistado o 61º lugar na lista de 2023. No fim de outubro, o bar em Pinheiros ficou na 31ª posição entre os melhores bares do mundo do The World’s 50 Best Bars, sendo o único endereço brasileiro da lista.
Um outro bar de Bañares também aparece na lista dos 500 melhores do mundo: é o The Liquor Store, de apenas 20 lugares, no segundo andar do restaurante Goya Zushi, nos Jardins. O endereço, que preza pelo ambiente íntimo e pelo atendimento personalizado, aparece na 488ª colocação.
Os brasileiros no ranking Top 500 Bars
Em sequência ao Tan Tan, o SubAstor aparece na 85ª posição entre os 500 melhores bares do mundo. O bar da Vila Madalena havia figurado no 192º lugar no ano passado.
De estilo speakeasy, o bar conta com três unidades em São Paulo, em que as receitas se baseiam nos biomas brasileiros. Fábio La Pietra e bartender Alex Sepulchro estão por trás da empreitada.
Da capital paulista aparecem ainda o Picco (335º lugar); Astor (435º); o Exímia (496º). Do Rio, o representante é o Liz Cocktails & Co. (350º), na Rua Dias Ferreira, no Leblon, um dos polos gastronômicos da cidade.
Já o Purgatório (430º) é o representante de Salvador. O bar fica no bairro de Pituba e serve clássicos e autorais em uma carta assinada pelo bartender Jonathan Albuquerque.
Confira todos os bares brasileiros no ranking:
- 39º lugar: Tan Tan (São Paulo)
- 85º: SubAstor (São Paulo)
- 335º: Picco (São Paulo)
- 350º: Liz Cocktails & Co. (Rio de Janeiro)
- 430º: Purgatório (Salvador)
- 435°: Astor (São Paulo)
- 488º: The Liquor Store (São Paulo)
- 496º: Exímia (São Paulo)
Primeiros colocados
O número 1 do ranking é o Himkok, situado em Oslo, na Noruega, que funciona também como uma microdestilaria e que possui uma decoração inspirada nos speakeasies nova-iorquinos dos anos 1930.
Em segundo lugar figura o Sips, em Barcelona, que já foi eleito o melhor do mundo em 2023 pelo The World’s 50 Best Bars.
Fechando o pódio aparece o Handshake Speakeasy, da Cidade do México, eleito neste ano o melhor bar do mundo pelo The World’s 50 Best Bars.
Confira os 10 primeiros colocados entre os 500 melhores bares do mundo em 2024:
- Himkok (Oslo, Noruega)
- Sips (Barcelona, Espanha)
- Handshake Speakeasy (Cidade do México, México)
- Panda & Sons (Edimburgo, Escócia)
- Jigger & Pony (Singapura)
- Tayēr + Elementary (Londres, Inglaterra)
- Paradiso (Barcelona, Espanha)
- Maybe Sammy (Sydney, Austrália)
- Bar Leone (Hong Kong, China)
- Alquímico (Cartagena, Colômbia)
Confira a lista completa com todos os 500 colocados aqui.
Como o ranking é feito
A lista do Top 500 Bars é feita a partir de um algoritmo que se alimenta de dados de mais de duas mil fontes, o que inclui importantes rankings do setor, artigos, plataformas e redes sociais.
De acordo com o Top 500 Bars, o algoritmo constrói o ranking com base na autoridade das fontes e nas listas já existentes, levando em conta critérios locais, regionais e globais, assim como a opinião coletiva.
“Na era da big data, da Inteligência Artificial e de outras revoluções digitais, pareceu-nos importante que a indústria dos bares aproveitasse estas inovações para determinar uma classificação global”, diz o site oficial, que é manejado pela equipe do Le Cocktail Connoisseur, blog sobre bartenders e coquetéis.