Realizada nesta terça-feira (6), a oitava Masterclass do programa CapacitIA reuniu servidores de sete secretarias e coordenadorias do grupo de Desenvolvimento Social do Governo do Piauí. Participaram da formação representantes das Secretarias de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), das Mulheres (Sempi), da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), da Cultura (Secult) e dos Esportes (Secepi), além das Coordenadorias da Juventude (Cojuv) e de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol).
A formação, promovida pela Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), teve como objetivo apresentar o potencial da inteligência artificial (IA) na modernização da gestão pública, especialmente no aprimoramento de políticas sociais. “Discutimos cases de uso da inteligência artificial e mostramos diversas ferramentas que já estão transformando a gestão pública”, afirmou Rebeca Nepomuceno, diretora de Economia Digital e Gestão da SIA, que conduziu a formação ao lado dos colegas Fabbio Borges, diretor de Desenvolvimento de IA, e José Gabriel, coordenador de Dados Estratégicos.
Entre os participantes, a percepção de aplicabilidade prática da IA foi um destaque. “O aprendizado nessa tarde aqui no CapacitIA foi muito bom, porque deu para perceber que é possível integrar várias funcionalidades da IA na minha rotina de trabalho”, avaliou Ingrid Matos, coordenadora da Sempi.
Já para Lilian Guimarães do Nascimento Leal, diretora de Planejamento da Cendfol, a masterclass evidenciou o quanto a IA pode contribuir para o desenvolvimento estratégico das secretarias. “Essas capacitações mostram ao servidor o quanto a inteligência artificial contribui, cada vez mais, para o nosso desenvolvimento profissional”, destacou.
Formação com foco em gestores é a porta de entrada do CapacitIA
A Masterclass é a primeira etapa do CapacitIA, voltada para sensibilizar líderes — como secretários, superintendentes e diretores — sobre as possibilidades da inteligência artificial no serviço público. Após essa fase, as pastas indicam servidores para a segunda etapa, composta por um curso intensivo de 20 horas. Na terceira fase, os servidores desenvolvem e testam assistentes virtuais voltados para as demandas reais de cada secretaria.
O CapacitIA é uma iniciativa do Governo do Piauí, promovida pela Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), em parceria com a Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo do Piauí (Egepi), e com o apoio técnico do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT).