Por que a Microsoft cancelou o Odisseiajogo de sobrevivência da Blizzard ainda não apresentado, mas anunciado em janeiro de 2022? Nas horas seguintes ao anúncio do cancelamento do jogo e da demissão de quase duas mil pessoas, surgiram detalhes sobre o assunto.
Odyssey foi inspirado em títulos como Minecraft e Rust e foi ambientado em um novo universo narrativo. Esteve em desenvolvimento por seis anosantes de ser cancelado, com parte da equipe sendo demitida imediatamente, exceto alguns realocados para outros projetos.
Segundo informou a Bloomberg, o Odyssey teria sido cancelado devido a problemas técnicos devido a engine utilizada para desenvolvê-lo. O protótipo foi criado usando Unreal Engine, mas o motor da Epic Games foi descartado porque não teria suportado adequadamente o objetivo de ter mapas muito grandes que pudessem acomodar até cem jogadores ao mesmo tempo.
No final, a Blizzard decidiu adotar o Sinapseum motor interno criado para os títulos mobile da empresa, que a administração queria espalhar por vários projetos. Infelizmente, parece que as ferramentas e a tecnologia do Synapse demoraram a progredir e o fato de ainda não estar pronto para produção levou ao cancelamento do Odyssey.
“Por mais difícil que seja tomar essas decisões, a experimentação e a assunção de riscos fazem parte da história e do processo criativo da Blizzard”, disse o porta-voz da Blizzard, Andrew Reynolds, que concluiu: “As ideias chegam a outros jogos ou, em alguns casos, eles se tornam jogos por si só. Começar algo completamente novo está entre as coisas mais difíceis de se fazer nos jogos, e somos imensamente gratos a todas as pessoas talentosas que apoiaram o projeto.”
Em suma, os problemas da Odyssey teriam sido sobretudo tecnológicos e exigiriam enormes investimentos para serem resolvidos, daí o corte. Ele estava previsto para ser lançado, da forma mais otimista possível, em 2026, mas mesmo assim seria improvável.