sábado, novembro 23, 2024
InícioCiência e tecnologiaOdysseus entra em órbita lunar e tira 1ª foto da Lua; veja

Odysseus entra em órbita lunar e tira 1ª foto da Lua; veja

O robô espacial Odysseus, construído pela Intuitive Machines, acaba de entrar em órbita lunar após executar uma manobra crucial com sucesso. Após percorrer mais de um milhão de quilômetros, o Odysseus está mais próximo da Lua do que a distância percorrida de ponta-a-ponta pela cidade de Houston, Texas (EUA). A empresa anunciou que a nave agora está em órbita lunar circular a uma distância de 92 km.

Conforme o Space.com, a permanência em órbita lunar será breve, uma vez que a intenção é pousar na região sul da lua na noite desta quinta-feira (22), por volta das 19h30 (horário de Brasília). Se bem-sucedido, esse pouso será histórico, já que nenhuma espaçonave privada conseguiu pousar suavemente na Lua e nenhum veículo estadunidense fez isso desde a missão Apollo 17, em 1972.

Primeira foto da Lua

  • Durante a aproximação lunar, o Odysseus registrou outro marco importante, tirando sua primeira foto da Lua;
  • A imagem foi compartilhada pela Intuitive Machines no X e mostra a Lua aproximadamente a 100 mil km de distância;
  • O Odysseus, que tem o tamanho de uma cabine telefônica britânica, decolou em 15 de fevereiro a bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX, levando consigo 12 cargas úteis em direção à Lua;
  • Metade dessas cargas são instrumentos científicos da NASA que foram incluídos no programa de Serviços de Carga Lunar Comercial da agência espacial estadunidense;
  • O objetivo desse programa é reunir dados que irão impulsionar o programa Artemis, da NASA, para a exploração tripulada da Lua, também contando com as capacidades das espaçonaves lunares privadas estadunidenses.

Confira a foto da Lua tirada pelo Odysseus:

Programa Artemis

O programa Artemis visa estabelecer base tripulada perto do polo sul da Lua até o final desta década, região que se acredita conter grandes quantidades de gelo, que podem ser utilizadas para suporte de vida e processadas como combustível para os foguetes.

O Odysseus não é a primeira espaçonave privada a atingir a órbita lunar. Por exemplo, as sondas Beresheet e Hakuto-R, construídas por equipe privada israelense e pela japonesa iSpace, respectivamente, também conseguiram entrar em órbita lunar com sucesso, porém, ambas falharam em suas tentativas de pouso, ocorrendo acidentes.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui