domingo, maio 4, 2025
InícioEconomiaOdebrecht retoma nome original 6 anos depois de troca para OEC

Odebrecht retoma nome original 6 anos depois de troca para OEC

A Odebrecht Engenharia & Construção retomou oficialmente o nome “Odebrecht” nesta sexta-feira, 2, seis anos depois de adotar a sigla “OEC”. A alteração marca uma nova identidade visual da principal empresa do Grupo Novonor, depois da homologação de seu plano de reestruturação financeira.

Criada em 1944 como Construtora Norberto Odebrecht (CNO), a companhia já havia mantido o nome Odebrecht em suas marcas anteriores, inclusive na versão lançada em 2019. Agora, o nome volta ao centro do logotipo com “mais evidência”, segundo a própria empresa.

A nova marca deixa de lado o quadrado de lados arqueados e sobrepostos e adota a letra “O” centralizada em três segmentos de linhas curvas, mas mantém as cores azul, verde claro e verde escuro.

A empresa afirma que a mudança consolida uma etapa de transformação da companhia. “A mudança vem para evidenciar um novo momento, após um ciclo definidor de ações estruturantes e entregas de projetos que reposicionaram a empresa no mercado, mantendo-a como líder e referência em seu setor”, declarou Rodrigo Vilar, diretor de comunicação e marketing.

A Odebrecht Engenharia & Construção é atualmente a maior construtora pesada do país. A empresa informa ter mais de 30 contratos ativos e mais de 18 mil funcionários em obras no Brasil, Peru, Angola e Estados Unidos. Entre 2020 e 2025, concluiu 36 projetos em sete países, com mais de US$ 16 bilhões em investimentos de clientes públicos e privados.

O novo símbolo gráfico da empresa foi desenhado com base no conceito de “movimento contínuo” e remete ao tripé “sobreviver, crescer e perpetuar”, expressão usada nos livros do fundador da companhia. De acordo com a nota oficial, o redesenho “resgata as origens, ao mesmo tempo em que se lança ao futuro”.

Odebrecht mudou de nome depois da Operação Lava Jato

Em 2019, a Odebrecht Engenharia & Construção anunciou a mudança de sua marca para “OEC”, como parte do que chamou de “jornada da transformação”, em meio à tentativa de reestruturar sua imagem abalada depois dos desdobramentos da Operação Lava Jato.

O comunicado à época destacava mudanças institucionais implementadas depois da delação premiada de ex-executivos e os diversos acordos de leniência firmados no Brasil e no exterior, que envolveram o pagamento de multas bilionárias e o compartilhamento de informações com autoridades de países como EUA, Suíça, Panamá e Peru.

A empresa afirmou que buscava “um processo de reconstrução de confiança” e reforçou avanços como a adoção de um sistema de conformidade mais robusto, a entrada de conselheiros independentes, a contratação de uma nova diretora de compliance com experiência no setor financeiro e a revisão de políticas internas.

Marcelo Odebrecht é um dos principais alvos da Lava Jato | Foto: Reprodução/X/Twitter
Marcelo Odebrecht foi um dos principais alvos da Lava Jato | Foto: Reprodução/X/Twitter

Entre os marcos citados, a empresa destacou a assinatura de acordos com autoridades de oito países — como EUA, Suíça e Brasil — como evidência de seu compromisso com a legalidade e a colaboração internacional.

“Foi uma caminhada intensa que nos permitiu iniciar um processo de reconstrução de confiança e cujos resultados já estão aparecendo até mesmo na forma de importantes conquistas de novos projetos”, afirmou Fabio Januário, presidente da OEC na ocasião.

Segundo Vilar, o objetivo da reconfiguração da marca era estabelecer uma relação “mais próxima e transparente com a sociedade”. O novo posicionamento foi visto como uma resposta direta à crise reputacional gerada pelas denúncias de corrupção reveladas pela Lava Jato.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui