O primeiro trecho das obras do calçadão da Praia Central de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, reduziu em 15 metros a faixa de areia beira-mar.
A Praia Central foi entregue aos banhistas em novembro de 2021, depois de obras de alargamento da faixa de areia. Com a conclusão da obra, a média de largura da praia passou de 25 metros para 70 metros.
Dois dias depois, o município divulgou o projeto da construção do novo calçadão, que previa a diminuição da extensão da praia de 70 metros para 55 metros.
O primeiro trecho da obra fica na Barra Sul, entre as ruas 4400 e 4600. Ele conta com playground, academia ao ar livre, parque para cachorros e infraestrutura para instalação futura de quiosque pequeno.
A prefeitura afirmou que esse trecho servirá de base para todo o restante das obras da orla e que “poderá haver adequações de acordo com a necessidade”. Depois da conclusão dos trabalhos, a prefeitura ficará responsável pela manutenção do trecho.
O aumento do calçadão em Balneário Camboriú
O trabalho de reurbanização visa revitalizar a área entre a praia e a Avenida Atlântica. Além do calçadão mais largo, também estão previstas uma ciclofaixa e um corredor para caminhada.
De acordo com o projeto, ao longo da orla haverá parque, academia de ginástica, bicicletários playground infantil, local para animais de estimação e decks.
Depois do término das obras, será feito o plantio da vegetação de restinga. A medida é uma exigência do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para dar o licenciamento ambiental para a obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central.
A cidade no litoral catarinense registra a maior valorização imobiliária do Brasil. Em abril deste ano, o empresário Luciano Hang anunciou a construção do maior prédio residencial do mundo, com 509 metros de altura e 154 andares, na Barra Sul de Balneário Camboriú.