segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioCiência e tecnologia"Oásis murado" de 4 mil anos é descoberto na Arábia Saudita

“Oásis murado” de 4 mil anos é descoberto na Arábia Saudita

Arqueólogos descobriram uma enorme fortificação da Idade do Bronze no Oásis de Khaybar, localizado no deserto da Arábia do Norte. Esse é um dos maiores “oásis murados” já descobertos na Arábia Saudita, com muros que originalmente se estendiam por mais de 14,5 quilômetros.

Leia mais



Paisagem desértica escondeu fortificações por milênios

  • A grande muralha foi datada entre 2250 e 1950 a.C., um período em que oásis como Khaybar eram comuns na região e habitados por populações sedentárias (que fixavam residência em um único local).
  • A extensão e a complexidade das fortificações em Khaybar não tinham sido identificadas anteriormente, exceto por uma fortaleza do período islâmico localizada no centro de seus grandes vales fluviais.
  • Segundo pesquisadores, as construções não foram detectadas por milênios devido às transformações extremas da paisagem desértica.
  • As informações são da IFLScience.

Oásis murado é um dos assentamentos fortificados mais antigos do mundo

As dimensões originais estimadas das fortificações são impressionantes: aproximadamente 14,5 quilômetros de comprimento, com espessuras variando de 1,7 a 2,4 metros e altura de cerca de 5 metros.

Atualmente, menos da metade da estrutura antiga segue de pé. No auge de sua existência, as enormes muralhas circundavam um território de quase 1.100 hectares. Apenas a cidade fortificada de Tayma, com muros de cerca de 19 quilômetros de comprimento, pode se comparar a Khaybar em termos de tamanho, sendo ambos os sítios os maiores oásis murados da região.

A identificação de Khaybar como um imenso oásis murado parte de uma rede de assentamentos fortificados no noroeste da Arábia Saudita e contribuiu para o entendimento da ocupação humana na área e a complexidade social do período pré-islâmico. Os pesquisadores sugerem que as muralhas de Khaybar foram provavelmente construídas por populações indígenas à medida que se estabeleciam e demarcavam ostensivamente seu território no oásis.

Estas muralhas perduraram por vários séculos antes de serem desmanteladas ou substituídas por estruturas mais recentes.

Com aproximadamente 4 mil anos, o oásis murado de Khaybar é considerado um dos assentamentos fortificados mais antigos. O estudo foi publicado no Journal of Archaeological Science: Reports.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui