“O Urso” está de volta. A terceira temporada da série com mais gritos da TV estreia nos Estados Unidos na noite desta quarta-feira (26), na plataforma de streaming americana Hulu.
Embora no Brasil os novos episódios cheguem apenas em 17 de julho no Disney+ — onde as duas primeiras temporadas estão disponíveis após a fusão com o Star+ –, já temos a certeza de que a série continuará tão estressante e apetitosa como sempre.
Da última vez em que vimos Carmy e o resto da turma, há um ano, era uma noite para amigos e família na estreia do The Bear, o novo restaurante erguido nas cinzas da lanchonete que Carmy herdou de seu falecido irmão.
Mas as coisas nunca ficam calmas por muito tempo nesta cozinha: nos últimos 10 minutos do episódio final da segunda temporada, Carmy brigou aos gritos com o “primo” Richie, acidentalmente terminou o relacionamento com sua paixão de infância Claire e ficou preso dentro do frigorífico.
Como está a mãe doente de Marcus? E o sonho de Sydney de ganhar uma estrela Michelin? Será que The Bear sobreviverá no mundo cruel da gastronomia requintada?
Antes de conferir a terceira temporada da “comédia” vencedora do Emmy, confira como nossos chefs favoritos de Chicago estavam no final da segunda temporada.
The Bear quase aberto
Depois de semanas fracassando nas inspeções de incêndio, derrubando paredes e brigando por cada detalhe do restaurante, a equipe do que anteriormente era a lanchonete The Beef está finalmente pronta para inaugurar o The Bear, o novo destino gastronômico no bairro de River North, em Chicago.
Sydney quer uma estrela Michelin. Carmy quer provar a si mesmo, a seu insensível ex-chefe e ao seu falecido irmão Mikey que ele pode administrar o restaurante dos seus sonhos.
E o tio Jimmy Cicero quer que eles ganhem dinheiro o suficiente para pagar os US$ 800 mil que devem a ele.
Pelo menos o The Bear parece bem, e a equipe está em ótima forma na noite de abertura para família e amigos, no último episódio da temporada. Sydney é a chef da cozinha sob o comando do chef executivo Carmy, Tina é sua subchefe, e o resto da equipe, de Ebra e Marcus a Richie e Fak, estão novamente confiantes com seus talentos.
O cardápio da primeira noite inclui um lindo prato de “sete peixes” (uma homenagem ao terrível episódio de Natal da temporada), bucatini perfeitamente al dente e o donut de Marcus, que Carm destruiu furiosamente na temporada anterior.
Há alguns obstáculos – eles ficam sem garfos e demitem um dos chefs depois de encontrá-lo usando metanfetamina no beco – mas, fora isso, tudo parece bastante funcional para esta equipe propensa à raiva. Até que…
Carmy fica preso no frigorífico
A noite de família e amigos no The Bear deveria ser emocionante para Carmen Berzatto, mas ele nunca se permite sentir outra coisa senão ansiedade e raiva paralisantes.
Ao longo da segunda temporada, Carmy deixou o planejamento de The Bear para Sydney enquanto tentava um relacionamento com Claire, a jovem médica por quem ele é apaixonado desde que eram crianças.
Mas sua felicidade dura pouco: Carm rapidamente sente que é o chef mais mal preparado da cozinha. Se o The Bear falhar, ele pensa, a culpa será dele.
E então, ele vai pegar alguma coisa no frigorífico e fica trancado lá dentro – e isso também é culpa dele, porque ele nunca consertou a maçaneta quebrada.
Carm entra em uma espiral dramática enquanto está trancado lá dentro, desabafando sobre como ele é um “psicopata” e “não precisa sentir qualquer diversão ou prazer”.
Ele também, em meio a sua espiral de ansiedade, refere-se ao seu relacionamento com Claire como “toda essa besteira”. E ela está do outro lado da porta ouvindo tudo.
“Lamento que você se sinta assim”, diz ela, e sai chorando. Richie e Carm então se revezam gritando coisas imperdoáveis um para o outro através da porta.
Deixemos Carmy no freezer enquanto ele pensa sobre suas ações.
Richie pega o ritmo
Em um episódio de destaque próximo ao final da temporada, Richie treina em um restaurante com estrela Michelin chefiado pela ex-mentora de Carmy (interpretada pela vencedora do Oscar Olivia Colman). E embora ele resista ao trabalho no início, presumindo que Carmy só queria se livrar dele durante a semana, Richie acaba por achar o trabalho revitalizante.
Ele lustra as pontas dos garfos com gosto, aprende a ser um despachante (o funcionário da cozinha meticulosamente organizado que mantém todos pontuais e sob controle) e até corre até seu restaurante favorito em Chicago para comprar um pedaço de pizza para uma cliente que disse que não queria sair da cidade sem comê-lo.
A experiência fez maravilhas para Richie, culminando em um momento catártico que tem como trilha sonora um dos primeiros sucessos de Taylor Swift, “Love Story”. Isso foi especialmente importante porque, no início da temporada, Richie perguntou a sua filha se eles poderiam ouvir alguém que não fosse Swift.
Ele retorna ao The Bear com uma nova segurança e um terno todo preto, e está confiante o suficiente para lidar com o serviço de atendimento e agilização nos bastidores.
Sydney saboreia o sucesso
A chef Syd dedicou toda a temporada a sonhar e planejar um novo menu que ela espera que seja digno de uma estrela Michelin. Mas Carmy se demonstra um parceiro pouco confiável, que continua a ignorá-la para passar mais tempo com sua nova namorada.
Felizmente, ela pode confiar no resto da cozinha, especialmente em Tina, para manter as coisas funcionando – exceto talvez em Marcus, que meio que a convidou para sair.
Syd o rejeitou desajeitadamente, e as coisas acabaram ficando um pouco tensas entre eles no final.
Ela vomita de nervosismo atrás do restaurante na noite para família e amigos, mas depois volta ao trabalho. É o suficiente para provar ao pai dela, que estava com tanto medo do fracasso de Sydney no início da temporada, que isso é “a coisa” que ela deveria fazer.
Sydney pode não ter precisado de validação para seguir suas ambições culinárias, mas ainda significa muito que ela finalmente consiga isso de seu pai.
A mãe de Marcus pode estar mal
O episódio final da temporada se concentra por muito tempo no telefone do chef confeiteiro Marcus, cheio de ligações perdidas da enfermeira de sua mãe.
A mãe de Marcus ficou gravemente doente durante a segunda temporada, então foi um grande problema quando, no início da temporada, Carmy enviou nosso chef amante de donuts para Copenhague, na Dinamarca, para apresnder mais sobre sobremesas. Ele estava muito hesitante em deixar sua mãe, mas a experiência foi criativamente gratificante e inspiradora para o doce Marcus.
A série não poderia deixá-lo continuar nessa felicidade? Várias mensagens da enfermeira de sua mãe definitivamente não são um bom sinal para o funcionário mais tranquilo do The Bear.
A mãe de Carmy definitivamente não está bem
As coisas não estão muito boas entre os filhos e a mãe da família Berzatto, interpretada por Jamie Lee Curtis.
O episódio de flashback de Natal da última temporada nos apresentou Donna Berzatto, a mãe alcoólatra, vampira emocional e profundamente deprimida que surtou enquanto cozinhava o tradicional “banquete dos sete peixes” italiano e dirigiu seu carro através da parede da própria casa. Um feliz Natal, de fato.
Quando vemos Donna no presente, ela está escondida do lado de fora do restaurante. Ela não consegue entrar porque não quer estragar uma coisa boa que seus filhos fizeram juntos.
Talvez ela mude de ideia e vá conhecer a cozinha dos filhos no The Bear nesta temporada.
O que está no menu da 3ª temporada?
A dinâmica interpessoal dentro da cozinha do The Bear talvez seja mais frágil do que a fiação elétrica que Mikey estragou para incendiar o restaurante.
Sydney e Carmy vão encontrar um acordo profissional que funcione para eles? Carmy vai reconquistar Claire, ou sequer vai tentar? O que acontecerá com a mãe de Marcus, e como isso o afetará na cozinha? The Bear vai ganhar a estrela Michelin e se manter na cena de restaurantes de Chicago?
Será que Jamie Lee Curtis, Olivia Colman, John Mulaney, Bob Odenkirk e Sarah Paulson retornarão como estrelas convidadas, ou uma nova leva de celebridades fará uma participação especial? E qual música de Taylor Swift Richie vai cantar nesta temporada?
Tudo isso será revelado (nós esperamos) quando “O Urso” retornar.