O trailer de Gears of War: E-Day não está em CG, mas sim in-game: os desenvolvedores do jogo e as pessoas que trabalharam na apresentação fazem questão de apontar isso, especialmente diante de descrições incorretas que parecem querer diminuir o valor do que foi mostrado durante o Xbox Games Showcase.
A polêmica foi provocada por uma postagem de Geoff Keighleyapresentador do evento de abertura do Summer Game Fest, que descreveu o trailer como “um vídeo CG criado pelo Blur Studio usando recursos do jogo Unreal Engine 5”. Como dito, pareceu uma tentativa de desmerecer o trabalho da equipe.
Jamir Blanco, artista cinematográfico da Blizzard, respondeu pontuando os i’s: “Deixe-me reformular isso um pouco melhor: o incrível trailer de Gears of War: E-Day que você viu foi executado em tempo real com modelos, texturas e cenários gerenciados através do Unreal Engine 5 .”
“Dizer que foi ‘um vídeo CG feito pelo Blur Studio’ é desconsiderar todas as incríveis conquistas técnicas que você provavelmente nem percebeu, era tão lindo. Embora pareça um dos muitos trailers pré-renderizados do Blur, é na verdade, uma obra-prima em tempo real que usa recursos do jogo e luzes ray tracing do mesmo motor gráfico do jogo.”
“Já vejo pessoas dizendo ‘sim, foi legal, mas era apenas um trailer em CG ’ por causa de comentários como esse.”
Embora a reação de Blanco tenha sido a mais dura em relação à postagem de Geoff Keighley, outras pessoas também tentaram esclarecer a natureza do trailer de Gears of War: E-Day para evitar espalhar uma percepção errada do que foi mostrado no Xbox Games Showcase.
Deixe-me reformular isso um pouco melhor… a incrível peça do Gears que você acabou de ver era FULL REALTIME. Com modelos em tempo real, texturas, ambientes, etc. Tudo dentro do Unreal Engine 5. Dizer que foi um “CG do Blur Studio” diminui todas as conquistas técnicas que você provavelmente não fez… https://t.co/fsqqbZI728
— Jamir Blanco (@jamirblanco) 10 de junho de 2024
O jornalista Jez Corden, por exemplo, escreveu que muitas pessoas estão perguntando a ele se o trailer foi pré-renderizado devido ao tweet de Keighley, mas pelo que lhe foi dito todas as texturas, recursos, luzes e física estavam no motor, tanto que que os usuários poderão experimentá-los no jogo assim que ele for lançado.
O diretor de marketing do Xbox, Guy Welch, tentou prestar todos os esclarecimentos necessários, agradecendo a Keighley pelas amáveis palavras e explicando que o trailer foi desenvolvido pela Blur Studio em colaboração com The Coalition usando Unreal Engine 5, com modelos, texturas, cenários e objetos do jogo, que realmente encontraremos no jogo.
“Esta é a mesma abordagem usada para os trailers dos três primeiros capítulos de Gears of Warque foram criados no Unreal Engine usando recursos do jogo e apresentando as capacidades reais do motor gráfico: um conceito que estamos avançando ainda mais com o ‘Unreal Engine 5.’