Pela manhã, bate sol na sua varanda, e a tarde, na janela do quarto, mas será que isso significa que o Sol está em movimento? Afinal de contas, da perspectiva da Terra, o Sol permanece na mesma posição no céu.
Então, será que essa luz do sol que bate em nosso rosto em dias de verão está infinitamente parada ou de tempos em tempos se movimenta no espaço? Entenda agora!
Leia mais
O Sol faz algum tipo de movimentação no Sistema Solar?
Uma estrela dinâmica e constante, que nos ilumina, nos permitindo acordar todos os dias, embora, pareça estático a olho nu, é responsável por diversos processos que ocorrem no espaço.
No entanto, segundo os cientistas, o aparente movimento do Sol na Terra não é por conta de sua própria atividade, mas pelo giro da Terra ao redor da órbita da estrela.
Então esse tipo de atividade está relacionado aquela situação relatada no início do artigo, quando o sol bate na sua varanda pela manhã ou à tarde. Sendo assim, o que determina isso é o movimento da Terra em torno do sol e não o contrário.
Mas isso não significa que essa estrela não tenha seu próprio movimento. Afinal de contas, o sol se movimenta de fato no sistema solar. O movimento de oscilação é limitado e é responsável pelas influências gravitacionais dos planetas que o orbitam, como a Terra, Marte, Júpiter e outros corpos celestes do sistema.
O Sol gira em seu próprio eixo
Diferente da Terra que gira em volta da nossa galáxia, o Sol gira em seu próprio eixo, em uma inclinação de 7,25 graus. De acordo com cientistas, ele demora aproximadamente 230 milhões de anos para dar uma volta completa em torno da Via Láctea, mesmo em uma velocidade de 720 mil quilômetros por hora.
Dessa forma, mesmo que o Sol viaje a cerca de 720 mil quilômetros por hora ao redor do centro da Via Láctea, sua movimentação é mais lenta em comparação com a Terra em seu próprio eixo. Afinal, a estrela leva milhões de anos para completar uma órbita. No entanto, a Terra, por sua vez, realiza esse percurso em apenas 365 dias. Além disso, o globo terrestre faz uma rotação completa em apenas 24 horas.
A Nasa chegou até mesmo a descrever que o Sol orbita o centro da Via Láctea, trazendo consigo os planetas, asteroides, cometas e outros objetos do nosso sistema solar. A agência ainda afirma, que o nosso sistema solar está se movendo a uma velocidade média de 450.000 milhas por hora (aprox. 724.204 km/h), e mesmo assim o Sol demora cerca de 230 milhões de anos a dar uma volta completa em torno da Via Láctea.
De acordo com a administração da própria NASA, o sol não é sólido e, por isso, suas partes distintas giram em diferentes velocidades. Com isso, o objeto cósmico pode fazer uma rotação em seu eixo a cada 36 dias terrestres. Mas em sua região de equador são necessários 25 dias para cada giro completo.