A Estação Espacial Internacional (ISS) encerrará suas atividades em janeiro de 2031. Depois disso, a NASA irá tirar o laboratório da órbita da Terra para que ela faça uma reentrada ardente na atmosfera e caia em uma área remota do Oceano Pacifico. Desde o seu lançamento em novembro de 2000, ela tem garantido a permanência humana constante no espaço, mas depois do sim fim, ainda restará alguém no espaço?
Para quem tem pressa:
- A ISS está com data marcada para seu fim, mas a permanência humana constante no espaço está garantida;
- A Estação Espacial Chinesa Tiangong está em operação desde 2021 e deverá permanecer na órbita por mais alguns anos;
- Além dela também existem outros laboratórios orbitais que serão lançados em breve como a Estação Axiom e a Estação de Serviço Orbital Russa (ROSS);
- A Lua também ganhará uma representante nos próximos anos, a Estação Espacial Gateway.
Estação Espacial Tiangong
Bem, a ISS não é a única estação espacial na órbita da Terra, além dela ainda existe a Tiangong, a estação espacial chinesa. Sua construção iniciou em abril de 2021 e atualmente já conta com três módulos. A expectativa é que no futuro o laboratório receba mais três módulos e dobre de tamanho.
A previsão de duração da Estação Espacial Tiangong é de cerca de 10 anos, mas com a adição de novos módulos, talvez ela dure um pouco mais. Isso significa que mesmo após o fim da ISS, a China poderá dar continuidade à permanência humana contínua no espaço.
Laboratórios orbitais que serão lançados nos próximos anos.
Além da Tiangong, empresas privadas também estão se programando para lançar suas estações espaciais, uma delas a Estação Axiom. Nos próximos anos a Axiom Space irá lançar módulos que serão acoplados a ISS com intuito de atividades comerciais espaciais. Quando a Estação Espacial Internacional deixar de operar, ela irá se separar, e passará a orbitar a Terra sozinha.
O primeiro módulo da Estação Axiom será lançado em 2025, e até 2031, quando orbitará sozinha, ela contará com seis módulos. A estação poderá comportar até 8 tripulantes, e exercerá diversas funções como laboratório, instalações fabris e estúdios de gravação. De certa forma, ela será a continuidade do legado da ISS na permanência humana constante no espaço.
Outra plataforma espacial prevista para os próximos anos é a construída pela Rússia. A construção da Estação de Serviço Orbital Russa (ROSS), será iniciada em 2027, com o lançamento do módulo NEM-1, que será inicialmente acoplado à ISS.
Em 2028 será lançado um segundo módulo, esse também é o ano em que a Rússia deixará a ISS. A construção da ROSS está prevista para ser finalizada em 2035 e contará com 7 módulos. No entanto, não se sabe o quanto esses planos já estão se tornando realidade.
Agora, falando de outra grande colaboração internacional para a permanência humana no espaço, está a Estação Espacial Gateway, que irá orbitar a Lua e contará com o apoio da NASA, ESA, Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) e Agência Espacial Canadiana (CSA). O laboratório servirá de porta de entrada para a Lua e talvez até mesmo para Marte e tem previsão para começar a ser construída a partir do final da década.