quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioInternacionalO que se sabe sobre o atirador que tentou matar Trump

O que se sabe sobre o atirador que tentou matar Trump

O FBI identificou Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, de Bethel Park, Pensilvânia, como o atirador responsável pela tentativa de assassinato do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump em um comício neste sábado, 13.

O suspeito foi baleado e morto pelo Serviço Secreto segundos depois de disparar tiros em direção a um palco onde Trump discursava na cidade de Butler, Pensilvânia.

O FBI afirmou que está trabalhando para descobrir o motivo do ataque, no qual um participante do comício morreu e dois outros ficaram gravemente feridos. O ex-presidente Donald Trump foi baleado na orelha.

Atirador de Trump fez doação para comitê político de esquerda

Os registros de eleitores estaduais mostram que Crooks era um republicano registrado. A próxima eleição, marcada para 5 de novembro, seria a primeira em que o atirador teria a idade mínima para votar.

Crooks morava a cerca de uma hora de distância de onde o tiroteio ocorreu. A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) disse, neste domingo, 14, que fechou o espaço aéreo na região de Bethel Park por “razões especiais de segurança”.

Quando Crooks tinha 17 anos, ele fez uma doação de US$ 15 para o ActBlue, um comitê de ação política que arrecada dinheiro para políticos de esquerda e democratas, segundo um registro da Comissão Eleitoral Federal de 2021.

A doação foi destinada ao Progressive Turnout Project, um grupo nacional que reúne democratas para votar.

O pai de Crooks, Matthew Crooks, 53, disse à CNN Internacional que estava tentando descobrir o que aconteceu e que falaria primeiro com a polícia antes de dar declarações públicas sobre seu filho.

Thomas Crooks se formou em 2022 na Bethel Park High School, de acordo com o Pittsburgh Tribune-Review. Ele recebeu um “prêmio estrela” de US$ 500 da National Math and Science Initiative, de acordo com o jornal.

Um vídeo da cerimônia de formatura de 2022 citado pelo jornal americano The New York Times mostra Crooks recebendo seu diploma do ensino médio com alguns aplausos. Nos registros, o homem utilizava óculos e vestia uma beca de formatura preta.

Autoridades policiais disseram que Crooks não levou nenhuma identificação ao local do tiroteio e teve de ser identificado por outros métodos.

“Estamos analisando fotos agora e tentando analisar o DNA dele e obter confirmação biométrica”, disse o agente especial do FBI responsável, Kevin Rojek, durante uma coletiva de imprensa.

O jornal USA Today informou que dezenas de veículos policiais estavam estacionados do lado de fora de uma residência listada no endereço do registro de eleitor de Crooks.

Agentes do Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos e um esquadrão antibombas estiveram na residência do atirador, segundo a publicação. O perímetro da residência do suspeito foi isolado.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui