Quando se trata do espaço, não é incomum ouvimos relatos sobre explosões que destroem tudo ao redor. Mas você já ouviu falar de uma supernova? Esta explosão é diferente de tudo sobre o que você já tenha visto e ocorre quando uma estrela massiva explode e leva consigo aquilo que está ao seu redor. A seguir, confira mais informações sobre as supernovas e como elas afetam o espaço ao seu redor.
O que são e como se formam as supernovas?
Assim como os seres humanos, as estrelas também têm um ciclo de vida que consiste em seu nascimento, amadurecimento e morte. Nesta última etapa, ocorre o que os cientistas chamam de supernova: a morte de uma estrela causa uma explosão cataclísmica no espaço. Isso acontece, geralmente, com estrelas que possuem uma quantidade de massa significativa, como as gigantes vermelhas, por exemplo.
Da mesma forma como os seres vivos precisam de comida para permanecerem vivos, algo similar ocorre com alguns corpos celestes: as estrelas precisam utilizar o seu combustível, presente no núcleo, para continuar existindo; então, uma vez que esse combustível acaba, os sistemas de funcionamento da estrela entram em colapso e ficam instáveis. A partir daí, elas expandem e explodem.
É dito que o brilho da explosão de uma supernova pode superar, por pouquíssimos segundos, a luz inteira de uma galáxia. No quesito tipos de supernova, é possível citar dois exemplos: no primeiro caso, a pressão do núcleo torna-se insustentável, explode, e desenvolve eventos como o nascimento de uma estrela de nêutrons ou um buraco negro; já no segundo cenário, ela “apenas” explode.
Como uma supernova afeta o espaço ao seu redor?
- Libera muita energia: a energia criada durante a explosão se dissipa no espaço e pode soltar ondas de radiação pelo universo, o que pode influenciar na criação de nebulosas;
- Libera metais pesados: há inúmeros elementos químicos dentro do núcleo de uma estrela e quando ele colapsa, as reações formam diferentes tipos de metais (como ouro) que são dispersados pelo espaço durante a explosão;
- Ondas de choque: a explosão de uma estrela libera ondas de choque no espaço, que viajam sem rumo até se dissiparem ou encontrarem um obstáculo no caminho;
- Impacto negativo em planetas: se uma supernova ocorre relativamente perto de um planeta, ele irá sofrer com intensas ondas de radiação e de choque, o que pode comprometer tudo o que há dentro dele. Do contrário, planetas a uma distância segura não devem sofrer danos relevantes.