Por pelo menos uma década, Elon Musk vem anunciando que a autonomia de veículos chegaria aos Teslas a qualquer momento. Em julho de 2024 ela ainda não chegou, e uma análise da Axios aborda questões que continuam sem resposta.
O bilionário já argumentou que Teslas autônomos poderiam gerar uma renda adicional significativa para seus proprietários transportando passageiros quando, de outra forma, estariam estacionados. Mas o fato é que, até agora, nada disso aconteceu.
Nos últimos anos, os executivos da Tesla também começaram a mencionar a ideia de um robotáxi da marca construído especificamente. Ou seja, não apenas um Tesla normal que às vezes também pode dirigir de forma autônoma, mas sim um veículo projetado desde o início para fazer exatamente isso.
Na última semana, durante uma ligação para discutir os resultados decepcionantes da Tesla no segundo trimestre, os analistas pressionaram Elon Musk sobre o que esperar antes do lançamento do robotáxi em 10 de outubro, originalmente planejado para agosto.
“Obviamente, minhas previsões sobre isso foram excessivamente otimistas no passado”, disse Musk, acrescentando que acredita que a “condução totalmente autônoma não supervisionada” – chave para a operação do robotáxi – pode estar pronta até o final deste ano.
O CEO da Tesla acredita que donos dos robotáxis podem enviá-los para buscar passageiros de 50 a 60 horas por semana, compartilhando uma parte das tarifas com a Tesla. Um modelo de negócio que o bilionário já chamou de “Airbnb sobre rodas”.
O desafio de fazer a autonomia dos carros da Tesla virar realidade
- Atualmente, a Tesla tem apenas cerca de 2,2 milhões de veículos nas estradas dos EUA, e praticamente todos eles exigiriam computadores e câmeras atualizados para permitir total autonomia.
- Alguns clientes pagaram até US$ 12 mil a mais por recursos completos de direção autônoma que ainda não receberam.
- Elon Musk ainda não deixou claro quem pagaria pelas atualizações de hardware necessárias.
Além dos desafios técnicos que precisam ser resolvidos, ainda há uma série de questões sem resposta sobre como a Tesla transformaria os seus clientes em parceiros de negócios num serviço de robotáxi.
Por exemplo, a companhia poderá garantir que os carros dos proprietários sejam limpos e mantidos adequadamente, ou que estejam suficientemente carregados para levar os passageiros ao seu destino?
Dadas todas as complexidades da condução autônoma, é possível que a Tesla comercialize os seus robôs Optimus muito mais cedo do que lance o seu robotáxi.