Existem diversos desafios para que os astronautas comam no espaço e em condições de baixa gravidade. A atividade de levar o alimento do pacote até a boca é o primeiro deles. Mas outros seguem, o que resulta em algumas peculiaridades. Para permitir a presença do ser humano por longos períodos no espaço, os cientistas inventaram novas formas de preparar e embalar refeições.
Em geral, quando vão ao espaço, os astronautas comem alimentos similares às pessoas da Terra. Na Estação Espacial Internacional (ISS), o cardápio inclui mais de 100 itens, desde frutas, vegetais, refeições pré-preparadas até sobremesas.
Eles fazem três refeições ao dia e podem comer lanches a qualquer momento para que cheguem a, pelo menos, 2,5 mil calorias por dia, segundo o Royal Museums Greenwich. Com frequência, os próprios astronautas escolhem seus menus.
Falta de cálcio e sabor
Um dos problemas enfrentados no espaço é a perda de até 20% da densidade dos ossos e músculos. Ao chegar na Terra, isso aumenta o risco de fraturas. Além de se exercitar, os astronautas precisam ingerir alimentos ricos em cálcio.
Os fluidos corporais agem de forma diferente no espaço. Enquanto na Terra eles tendem a ir em direção aos pés, na gravidade reduzida esses fluidos se movem livremente no corpo. Isso cria uma sensação similar a de um resfriado ou uma sinusite, o que faz com que alimentos pareçam sem sabor.
Para compensar isso, muitos astronautas têm preferência por comidas apimentadas, como pimenta e wasabi.
Como astronautas comem no espaço?
As comidas e bebidas são embaladas utilizando métodos similares em outras formas de longas viagens, em especial, viagens militares. São usados sacos plásticos com embalagem de zíper, embalagens a vácuo e latas por conta de seu baixo peso, tamanho compacto e selos herméticos. Isso evita a deterioração e vazamento dos alimentos.
Os astronautas preparam as refeições usando micro-ondas e fornos de convecção. Nas estações de água, uma pistola reidrata as refeições desidratadas e enche os sacos de água. Um código de barras na embalagem da refeição permite que a equipe da missão acompanhe o que eles estão comendo.
Na sala de jantar, as cadeiras e mesas ficam fixadas no chão. Os astronautas se amarram nas cadeiras e comem de bandejas magnetizadas, utilizando garfos, facas e colheres.
Leia também
O que se come no espaço?
A comida enviada para o espaço costumava ser desidrata e embaladas em tubos, em forma de pastas. A medida em que a tecnologia evoluiu, as refeições começaram a se tornar mais parecidas com as feitas na Terra.
Veja abaixo alguns métodos que ajudam astronautas a comer no espaço:
- Alimentos frescos: frutas e vegetais são refrigerados a bordo da espaçonave. Devem ser comidas rapidamente para evitar desperdício.
- Derivados de animais: carnes e laticínios recebem radiação ionizada antes de irem para a embalagem. Além de aumentar a vida útil desses alimentos, o processo diminui o risco de contaminação por micróbios.
- Alimentos de umidade intermediário: esse tipo de comida contém uma quantidade de água pequena o suficiente para limitar o crescimento de micróbios. Nesse caso, processos envolvendo salgar ou secar o alimento sob o Sol bastam.
- Alimentos e bebidas reidratadas: ao remover a água do alimento, se torna mais difícil para bactérias se multiplicarem ali. Uma vez que os astronautas irão comê-los, a água volta para eles.