quarta-feira, novembro 6, 2024
InícioCiência e tecnologiaO que fazer com consoles antigos? Confira 5 sugestões criativas

O que fazer com consoles antigos? Confira 5 sugestões criativas

Entusiastas de jogos e fãs de carteirinha de videogames costumam se debruçar sobre um drama comum: o que fazer com consoles e jogos antigos? Essa pode ser uma dúvida muito cruel, sobretudo quando se trata de dispositivos e games que não são mais utilizadas, mas que ainda trazem nostalgia. Para quem deseja ou não se desfazer dos objetos, quais opções estão disponíveis?

Para responder essa dura pergunta, elaboramos uma lista com cinco sugestões do que você pode fazer com consoles e jogos antigos. Afinal, só porque uma coisa é velha não quer dizer que precise virar lixo. Confira mais informações a seguir.

Use a sua imaginação e crie itens decorativos

Alguns consoles tem alto poder decorativo a depender do design e das cores do chassi. Por exemplo, se falamos de clássicos como o Super Nintendo e Nintendo GameCube, ambos podem ficar muito atraentes como itens decorativos na prateleira de uma estante, como uma memória física de algo que foi importante para você no passado, quase como uma fotografia. Caso tenha bonecos de ação, provenientes de jogos clássicos, é uma boa colocá-los ao lado dos consoles.

Console Super Nintendo (Imagem: ADVTP/Shutterstock)

Já para os jogos antigos, no caso de CDs, você pode recortá-los no formato de estrelas, por exemplo, e prendê-los com fios no teto do quarto. No caso de cartuchos pequenos, alguns podem ser perfurados na lateral e utilizados como chaveiros em molho de chaves ou em bolsas.

Utilize os produtos como centros de mídia

Alguns consoles possuem a habilidade de rodar CDs e DVDs. Embora seja difícil de imaginar que alguém utilize mídias físicas em 2024, saiba que muitos colecionadores adoram assistir a filmes e séries utilizando discos.

Nesse caso, ao invés de comprar por um aparelho de DVD, você pode utilizar o seu console como um centro de mídia e reproduzir os conteúdos sempre que quiser.

Venda o console e os jogos para colecionadores

Quem deseja se desfazer do console e ainda lucrar com isso, saiba que é possível vender os produtos online. E fique atento: quanto mais antigo for o videogame, mais dinheiro ele pode valer.

Nintendo 3DS
Console Nintendo 3DS (Imagem: Zyabich/Shutterstock)

Consoles portáteis clássicos, como o Nintendo DS e 3DS, podem ser encontrados por mais de mil reais em sites como Amazon, Shopee e AliExpress. Além do videogame, aproveite para vender os jogos também.

Troque por outros produtos

Já pensou em trocar um console antigo por outro? Embora pareça uma bobagem redundante, isso pode ser muito útil para algumas pessoas. Por exemplo, para quem ama os jogos clássicos da Nintendo, mas deseja levá-los consigo para todo lugar, há quem troque um Super Nintendo por um Nintendo DS.

Por isso, se esse for o seu caso, é importante abordar diferentes usuários na internet e verificar a possibilidade de trocar um console por outro.

Doe para crianças ou faça um descarte consciente

Caso você tenha filhos, sobrinhos ou vizinhos pequenos, pode ser uma boa coisa se desfazer do console e ainda garantir que outras pessoas tenham a chance de serem expostas à cultura clássica dos videogames; principalmente quando falamos de crianças de origem humilde.

imagem mostra uma criança segurando um controle de videogame
Criança jogando videogame em um console (Reprodução: Kelly Sikkema/Unsplash)

Por isso, se você deseja se livrar do videogame, mas gostaria que outra pessoa o detivesse, é interessante procurar por crianças que tenham interesse em videogames e doar o console a elas.

Mas se nenhuma das opções anteriores faz sentido para você e seu único objetivo é jogar a tralha fora, pelo menos, faça o descarte consciente: procure por centros de reciclagem de eletrônicos em sua cidade. Você pode tanto vender como doar o aparelho, e ele será reutilizado ou descartado sem prejudicar o meio ambiente. Caso haja alguma loja de eletrônicos em sua localidade, é indicado que você pergunte se a empresa faz o recolhimento desses materiais.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui