A atriz Paolla Oliveira passou por um pesadelo que ninguém gostaria de passar: ela perdeu o passaporte no exterior, em Paris, na França. Isso levanta uma questão: o que fazer em situações como essa? Para solucionar o problema, é necessário seguir uma série de protocolos.
O primeiro passo, segundo o Ministério de Relações Exteriores do Brasil, é realizar um boletim de ocorrência. Para isso, o viajante deve ir à delegacia mais próxima e registrar a perda para evitar que outras pessoas façam uso indevido do documento.
Em seguida, o passageiro deve procurar um Consulado Brasileiro na região. Assim, inicia-se um novo requerimento do passaporte. Para verificar qual repartição consular é responsável pelas diferentes regiões do mundo, confira este link.
Em caso de urgência para retorno ao Brasil, quando não terá tempo para solicitar um novo passaporte ou não possui a documentação exigida, há a opção da Autorização de Retorno ao Brasil – ARB. É um documento que permite o embarque e a entrada no país em substituição temporária ao passaporte, cuja demora é de cerca de 1 hora.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, esse documento pode ser emitido para cidadãos brasileiros e nacionais estrangeiros residentes no país. Ainda, é destinado para aqueles que precisam voltar ao Brasil e não preenchem os requisitos para emissão do passaporte.
Brasil espera 6,6 milhões de turistas internacionais em 2024