quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioGeralO que esperar do ciclone extratropical que chega no Sul do Brasil

O que esperar do ciclone extratropical que chega no Sul do Brasil

Um ciclone extratropical é um fenômeno meteorológico que pode trazer mudanças significativas nas condições climáticas de uma região. Esse tipo de fenômeno começou a se formar nesta sexta-feira, 30, na Região Sul do Brasil.

Geralmente, esses ciclones estão associados a frentes frias e podem causar diversos impactos, que dependem da sua intensidade e da região afetada. O Sul tem enfrentado frio intenso nos últimos dias, e a formação do ciclone deve trazer chuva, especialmente para o Rio Grande do Sul.

Nesta sexta-feira, uma região de baixa pressão atmosférica se formará no Uruguai e na Argentina, que traz as primeiras chuvas para o sudeste e para o sudoeste do Estado gaúcho.

O que esperar do ciclone extratropical?

  • Chuvas intensas: uma das marcas registradas dos ciclones extratropicais são as fortes precipitações, que podem causar alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Para o Rio Grande do Sul são previstas chuvas de 70 mm.
  • Ventos fortes: os ciclones costumam trazer ventos intensos, que podem derrubar árvores, postes de energia e causar danos em estruturas. A costa do Estado gaúcho e de Santa Catarina devem registrar ventanias de até 80 km/h, neste fim de semana.
  • Redução da temperatura: depois da passagem de um ciclone, a temperatura tende a cair por causa da chegada de uma massa de ar polar. A frente fria deve avançar pelos Estados do Sul no sábado 31.
  • Maré de tempestade: em áreas costeiras, os ciclones podem causar um aumento no nível do mar, conhecido como maré de tempestade, que pode inundar regiões litorâneas. 
  • Neve: em regiões mais frias, os ciclones extratropicais podem trazer neve. Apesar disso, as previsões não indicam neve neste fim de semana.

Como explicado, os ciclones extratropicais podem trazer diversas atividades climáticas atípicas, especialmente para o inverno. O fenômeno pode causar consequências e riscos para os moradores das regiões atingidas.

Possíveis consequências

Meses depois das enchente no RS, famílias continuam acampadas em estrada
Porto Alegre (RS), 20/06/2024 – Moradores em frente a casa em rua alagada pela enchente no município de Eldorado do Sul | Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
  • Danos à agricultura: as fortes chuvas e os ventos podem danificar plantações e causar perdas econômicas para o setor agrícola.
  • Interrupção de serviços: a queda de árvores e postes de energia pode causar interrupções no fornecimento de eletricidade e outros serviços essenciais.
  • Riscos para a saúde: as condições climáticas adversas podem afetar a saúde da população, aumentando o risco de doenças respiratórias e outras complicações.

O governo federal e o Instituto Nacional de Meteorologia divulgaram diversas recomendações para os moradores das regiões afetadas. A população deve acompanhar as previsões de tempo e os avisos do órgão meteorológico.

Os moradores precisam verificar as infraestruturas de suas residências, especialmente o telhado e as calhas. Caso seja uma região com risco de inundação ou desmoronamento, a Defesa Civil do município deve ser acionada.

Os ciclones extratropicais são eventos meteorológicos que podem causar diversos problemas. As autoridades orientam os moradores a tomarem as medidas adequadas para minimizar os riscos.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui