quinta-feira, julho 4, 2024
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O que esperar da CES 2024: IA, IA e mais IA

O primeiro robô companheiro com ChatGPT, um “cinto inteligente” de IA que ajuda a orientar aspiradores, esfregões e outros aparelhos com deficiência visual e alimentados por IA. Saindo de um ano em que a inteligência artificial dominou as manchetes e a atenção em toda a indústria tecnológica, os novos produtos lançados na Consumer Electronics Show deste ano não serão surpreendentemente todos sobre IA também.

A CES 2024, agora em seu 58º ano, começará nesta semana em Las Vegas com uma mistura esperada de tecnologias de ponta e gadgets peculiares.

O evento, que é a maior conferência de tecnologia de consumo do ano, é conhecido por robôs vagando pelo salão de exposições, apresentações espalhafatosas de grandes empresas de tecnologia e o lançamento de produtos excêntricos, como o movimentado carrinho autônomo de US$ 3.000 do ano passado e carros que mudam de cor.

Mas o evento também é um terreno fértil para negociações entre executivos, fabricantes e varejistas de vários setores. Pode preparar o terreno para algumas das maiores tendências tecnológicas do ano e destacar como as empresas pretendem fazer parte dessas conversas.

“Talvez a questão a ser feita seja o que a IA não abordará este ano”, disse Dipanjan Chatterjee, analista principal da Forrester.

“O ChatGPT alimentou um tal frenesi no último ano que as empresas sentem que o trem da IA é aquele em que devem embarcar, mesmo que não tenham ideia de para onde está indo.”

Chatterjee disse esperar IA em tudo, como chips e cartões de empresas como Intel e Nvidia, e dispositivos de consumo como refrigeradores da Samsung com o “AI Family Hub”.

Diversos painéis de discussão abordarão o possível impacto da IA nos empregos e nas considerações éticas.

A Consumer Technology Association, que hospeda a CES todos os anos, disse que espera cerca de 130.000 participantes presenciais este ano, contra cerca de 115.000 no ano passado e 45.000 em 2022 em meio a preocupações com a variante Omicron da Covid-19.

A feira contará com mais de 4.000 expositores e 1.200 startups de todo o mundo. Os palestrantes em destaque incluirão executivos de empresas como Samsung, LG e Microsoft, bem como discussões com o cofundador e CEO da Snap, Evan Spiegel, e o CEO do Walmart, Doug McMillon. A Apple, que normalmente está ausente da CES, mais uma vez não deverá participar.

Cerca de 60% das empresas Fortune 500 estarão presentes, de acordo com o CTA, possibilitando diversos lançamentos de produtos e discussões em todas as áreas da tecnologia e além. Beleza é agora uma categoria oficial de produtos na CES, com o CEO da L’Oreal, Nicolas Hieronimus, apresentando a primeira palestra da empresa na CES.

A feira também continua sendo uma das exposições de automóveis que mais cresce no mundo. Várias formas de transporte, desde flutuantes e rolantes até voadores, serão apresentadas este ano.

Por exemplo, a empresa náutica Brunswick exibirá uma embarcação de lazer elétrica e autopilotada. VinFast, a empresa vietnamita de veículos elétricos que só recentemente entrou no mercado dos EUA, apresentará novos modelos, incluindo um pequeno SUV. E a Hyundai estará presente com uma aeronave elétrica de sua subsidiária de táxi aéreo Supernal.

Como sempre, diversas montadoras também farão exposições mostrando o que as pessoas poderão ver e fazer dentro de seus carros.

Além da Inteligência Artificial

Além dos displays dobráveis de IA, espera-se também que os wearables de próxima geração e os acessórios relacionados à realidade mista recebam ampla atenção este ano. “Espere casos de uso [para AR e VR] além de jogos, como consumo de multimídia e uso empresarial, como treinamento, integração e colaboração”, disse Ramon Llamas, diretor da empresa de pesquisa de mercado IDC.

“É importante que as empresas estabeleçam terreno antes que a Apple lance o Vision Pro ainda este ano.” Novos formatos vestíveis também estarão em exibição. Um gadget – chamado Dusk Rx, que está concorrendo ao Prêmio de Inovação CES 2024 – promete ser os primeiros óculos do mundo com prescrição médica que dá aos usuários controle sobre a tonalidade de suas lentes por meio da armação ou de um aplicativo.

Enquanto isso, um par de leggings de alta tecnologia – também concorrendo ao Prêmio de Inovação – apregoa uma microcorrente de alta tecnologia destinada a aumentar o desempenho atlético. Algumas empresas poderiam exibir versões atualizadas de inovações anteriores.

Nos últimos anos, por exemplo, dispositivos ativados por voz e alto-falantes inteligentes dominaram a CES, à medida que as empresas corriam para adicionar seus assistentes de voz a tudo, desde micro-ondas até banheiros. Embora tenha sido amplamente superestimada a forma como os consumidores usariam a tecnologia, essas mesmas empresas poderiam levar a voz para o próximo nível com a IA generativa, a tecnologia que alimenta produtos como o ChatGPT.

“Será interessante verificar se um recurso alimentado por IA de geração pode tornar o processo de interação de voz muito mais intuitivo e útil do que antes, zerando o relógio nos aplicativos de voz”, disse Chatterjee.

Embora a CES em geral ainda seja um barômetro útil para avaliar as tendências do mercado, a quantidade e a diversidade dos produtos tecnológicos em exposição tornam difícil que qualquer coisa realmente surja, observou Stuart Carlaw, diretor de pesquisa da ABI Research.

“É semelhante a um grupo de exploradores vendados tentando compreender toda a extensão do elefante com o qual estão interagindo”, disse Carlaw. “A única exceção é a IA”, acrescentou. “Se você não tem uma história de IA, você é mesmo uma empresa de tecnologia?”

A CES vai até sexta-feira, 12 de janeiro.

Peter Valdes-Dapena, da CNN, contribuiu para esta reportagem

Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.

Via CNN

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