A ascensão das ferramentas de criação de imagens baseadas em IA gerou muitas especulações sobre o fim da fotografia digital. Marcas gigantes do setor estão trabalhando em um tipo de selo digital para combater essa competição com a inteligência artificial.
Esse selo tem o objetivo de diferenciar as imagens criadas por IA das produzidas por seres humanos. Agora, confira uma lista com informações relevantes que o Olhar Digital preparou sobre o que é esse selo digital criado para diferenciar fotos tiradas por humanos das produzidas por IA.
O que é o selo digital?
Empresas gigantes e tradicionais no ramo da fotografia, como Nikon, Sony e Canon, desenvolveram o selo digital. Esse certificado digital, que funciona por meio de um sistema de marcação digital para suas câmeras, ajudará a diferenciar fotografias de imagens criadas por inteligência artificial. Os dados como data, local onde as imagens foram produzidas e demais credenciais ligadas à imagem serão incluídos no selo. Usando a ferramenta online Verify, é possível verificar gratuitamente esse conjunto de dados.
O sistema de rotulação, quando utilizado, faz com que as imagens criadas por IA apareçam com a informação ‘Sem credenciais de conteúdo”. Além disso, o sistema consegue identificar imagens falsas e imagens que sofreram algum tipo de edição.
Empresas como Nikon, Sony e Canon estão desenvolvendo e adotarão o padrão. É importante lembrar que empresas japonesas dominam cerca de 90% do mercado global de máquinas fotográficas atualmente. A Sony adicionará assinaturas digitais em três modelos de câmeras profissionais mediante uma atualização de software. Além disso, já existem indícios de que aplicaremos a tecnologia para diferenciar a produção de vídeos em um futuro próximo.
Lançamentos para 2024
A Canon planeja lançar, ainda este ano, uma câmera profissional com recursos similares para os fotógrafos que pretendem atualizar seu preset. Além disso, a Canon já está trabalhando do desenvolvimento de um aplicativo de gerenciamento de imagens. Este aplicativo permitirá que o fotógrafo verifique a autenticidade das fotos, seja elas artificiais ou não.
A Nikon planeja incorporar a tecnologia de autenticação em suas câmeras de alta resolução. O objetivo é focar em profissionais de fotojornalismo e outras áreas. A Nikon desenvolverá o selo de autenticidade para resistir bem, mesmo com interferências externas. O lançamento desse equipamento da Nikon está prevista ainda para o segundo semestre de 2024.