O DET (Domicílio Eletrônico Trabalhista) é uma ferramenta de comunicação que conecta o Governo Federal aos Microempreendedores Individuais (MEIs). Esse canal é importante para atualizar as empresas sobre procedimentos fiscais, intimações, notificações e mais.
A seguir, confira mais informações sobre o DET, porque você deveria fazer parte do canal de comunicação e como atualizar seu cadastro MEI para receber as notificações do governo.
O que é o DET?
DET é a sigla que designa Domicílio Eletrônico Trabalhista: um software online de comunicação por onde o Governo Federal pode contatar diretamente cada empresa MEI cadastrada no sistema. Administrado pela Secretaria de Inspeção do Trabalho, o sistema passa a ser obrigatório a partir de 1º de agosto deste ano.
Essa conexão do governo com os empreendedores é importante porque facilita o envio de notificações, intimações jurídicas, procedimentos fiscais, e qualquer outro assunto que facilite a obrigação de cumprimentos trabalhistas.
Para entrar em acordo com esse sistema, é necessário acessar o site oficial (clique aqui), fazer login com sua conta Gov.br e atualizar o seu cadastro de MEI. Essa atualização consiste, principalmente, em fornecer um número de celular e um endereço de e-mail válidos para que você tenha rápido acesso. Assim, quando o governo precisar entrar em contato com você, será possível receber as notificações.
A seguir, confira o tutorial de como realizar esse passo a passo de atualização do cadastro MEI para o contato do DET.
Como atualizar seu cadastro no MEI?
Tempo necessário: 2 minutos
- Acesse o site oficial
Clique na barra de pesquisa do seu navegador e faça uma busca por “DET MEI login” no Google. Em seguida, clique no primeiro resultado que aparecer;
- Entre na sua conta
Clique no botão de acesso da conta Gov.br e então insira seu CPF e senha para fazer login;
- Inicie o processo de atualização
Clique no botão “Dados cadastrais” para exibir os detalhes da sua conta;
- Edite sua conta
Role a tela para baixo e verifique se há alguma informação de contato. Se não tiver, clique no botão “Adicionar”; caso tenha e esteja desatualizada ou incorreta, clique no botão com ícone de lápis para corrigir os dados;
- Corrija os dados
Insira seu nome completo, um número de celular válido e um endereço de e-mail de fácil acesso. Após concluir as mudanças, confirme no botão azul “Alterar”.