O avião do Presidente Lula enfrentou problemas técnicos nesta semana após decolar do Aeroporto Internacional Felipe Angeles, a cerca de uma hora da capital, Cidade do México. A aeronave precisou voar por várias horas para queimar combustível e poder voltar ao solo. Na oportunidade, o piloto usou o código “Pan Pan” para alertar a torre de controle sobre o problema.
O que é ‘Pan Pan’?
- A mensagem de urgência “Pan Pan” é uma das maneiras de os pilotos pedirem apoio por rádio.
- A expressão deve ser repetida três vezes seguidas.
- Usada para uma condição de urgência, ela tem prioridade sobre todas as outras comunicações, exceto “mayday”, quando o voo está sob risco iminente.
- A origem do termo vem do francês “panne”, que significa “pane”, “colapso”.
- No Brasil, seu uso é descrito em regulamentação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão ligado à Aeronáutica.
- As informações são do UOL.
Leia mais
Código foi usado para alertar sobre falha em avião
No caso de “Pan Pan”, a urgência é declarada quando ocorre alguma questão que envolva a segurança da aeronave ou de alguma pessoa a bordo. O alerta pode ser utilizado, por exemplo, quando a aeronave se perde, mas não corre risco de queda.
Além disso, a expressão pode indicar falha em equipamentos, tornando necessária uma mudança imediata de rota ou altitude. Foi exatamente isso o que aconteceu com o avião que transportava o presidente Lula. A suspeita é que uma ave tenha atingido a turbina da aeronave e causado o problema técnico.
Outro possível uso do comando é quando há um passageiro ou tripulante em emergência médica. Ele também pode ser usado em caso de fogo ou fumaça a bordo.